5 Benefícios do esporte na educação infantil

03 jul

A Copa do Mundo mobiliza o país inteiro e fascina as crianças, oferecendo uma excelente oportunidade de aprendizado para os pequenos. No entanto, a prática de esportes na educação infantil traz benefícios que vão muito além da compreensão de valores com o espírito esportivo.

Aproveitando o clima gerado pelo maior evento de futebol do mundo, reunimos neste post os principais benefícios da prática esportiva na primeira infância. Confira!

1. Desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor é o benefício mais facilmente relacionado com a prática de esportes na primeira infância. As atividades físicas, de maneira geral, são utilizadas na educação infantil para trabalhar com a criança o conhecimento do próprio corpo e do espaço a sua volta.

Além disso, conceitos como o equilíbrio, a lateralidade, a coordenação e o controle também são trabalhados, colocando a criança em contato com o externo por meio do seu corpo.

À medida que os pequenos crescem e suas habilidades motoras se desenvolvem, os movimentos se tornam mais finos e precisos, trabalhando a força muscular, flexibilidade e agilidade.

O desenvolvimento da coordenação motor fina pode, inclusive, favorecer o aprendizado do mecanismo da escrita, permitindo a relação com os objetos e limites materiais.

2. Estímulo de habilidades cognitivas

No entanto os benefícios do esporte vão além das habilidades motoras, tendo grande impacto, também, na cognição.

O esporte, enquanto atividade física organizada, costuma envolver objetivos definidos, como acertar o gol, no futebol. Dessa maneira, sua prática estimula a criança a pensar e descobrir formas de alcançar a meta, além de tomar decisões rapidamente, beneficiando o desenvolvimento cognitivo e incentivando a autonomia.

3. Benefícios para a saúde

A máxima “esporte é saúde” vale também para as crianças pequenas. A natação, por exemplo, melhor a capacidade cardiorrespiratória, sendo altamente indicado para aqueles que sofrem com bronquite e asma, problemas comuns na infância.

Benefícios como o fortalecimento de ossos e músculos e a melhora do metabolismo deixam o organismo mais saudável, levando ao aumento da imunidade. Por isso crianças que praticam atividades físicas regularmente são menos suscetíveis a infecções.

Além disso, a prática esportiva estimula a liberação de endorfina que promove sensação de bem-estar e melhor o ritmo do sono infantil, por vezes ainda desregulado.

4. Ferramenta de socialização

Especialmente por ser realizada em grupo, a atividade esportiva auxilia crianças na percepção de vínculos sociais, como a sensação de pertencimento de grupo, trabalho em equipe, cooperação e outros.

Durante as aulas criam-se oportunidades para a criança aprender, de forma natural, a respeitar o espaço do outro e as regras, a compartilhar, a disputar e a lidar com conflitos e frustrações.

Atividades como a capoeira são excelentes para com bater a inibição e a timidez, pois a criança é estimulada a dançar, jogar, tocar e cantar, em um ambiente descontraído e seguro. Todas essas habilidades adquiridas favorecem o aumento da autoestima e preparam os pequenos para o convívio em sociedade.

5. Controle emocional

Outro benefício do esporte é o controle emocional, que surge como um efeito colateral da prática da atividade física.

Ao se exercitar a criança gasta energia, supera desafios, coloca pra fora emoções sobre as quais ainda não tem controle, como a raiva e o medo. Dessa maneira, naturalmente, diminuem a ansiedade e a agressividade, além de aumentar o poder de concentração e o controle emocional.

Os benefícios do esporte na educação infantil ultrapassam os muros da escola. Além de favorecer o processo de ensino aprendizagem e oferecer ferramentas a serem exploradas pelos educadores, a atividade traz vantagens físicas, emocionais e sociais para as crianças.

Além da Educação Física, nossos aprendizes têm acesso a aulas de Natação, Ballet, Psicomotricidade, Meditação e Capoeira. Entre em contato conosco e conheça mais sobre a Aprendiz Creche Escola.