5 dicas para a volta às aulas dos pequenos

10 fev

As férias estão acabando e as crianças precisam se adaptar novamente à rotina. Essa tarefa não é fácil nem para os pais, nem para os filhos. Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada. Confira!

Estipule uma rotina alguns dias antes

Férias são férias e a hora de acordar, das refeições e de dormir acabam entrando em um esquema com poucas regras. Ao longo do ano, essa desordem nos horários pode prejudicar os pequenos. Duas semanas antes do fim das férias, ajuste a rotina de maneira que no primeiro dia de aulas as crianças já estejam preparadas para enfrentar as tarefas do dia a dias.

Respeite o tempo de adaptação

Voltar de férias não é umas tarefa fácil para ninguém. São muitas readaptações de uma vez: horários, novos amigos, novas matérias. Evite marcar compromissos extras neste período, já é muita coisa para as crianças lidarem de uma vez.

Organize o material escolar com seu filho

Toda criança adora se sentir participando das decisões que fazem parte do seu universo. Separe uns dias das férias dele para renovar o material escolar, colar etiquetas e deixar tudo pronto para a volta às aulas.

Relembre momentos agradáveis que a criança passou na escola

Contar algumas histórias que seu filho vivenciou no ano anterior é uma excelente forma de fazê-lo ter vontade de estar naquele ambiente novamente. Ele vai ficar cada vez mais curioso sobre os novos desafios e experiências que estão à caminho.

Escolha programas diferentes para o final das férias

Na memória afetiva das crianças moram momentos em família. Faça coisas diferentes e especiais nos últimos dias com elas. Deixe que elas escolham o programa que querem fazer e apoie suas escolhas. Desta forma ele vai voltar cheio de histórias para contar.

Agora é se preparar para um ano cheio de descobertas e aprendizado. Feliz ano novo!