Com que idade a criança aprende as cores?

25 set
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O universo infantil é repleto de brincadeiras onde usamos as cores, como “elefantinho colorido” ou jogos de lego. É comum as famílias se perguntarem em que idade essas brincadeiras podem ser apresentadas às crianças, então vamos lá!

Identificar é diferente de nomear!

Antes de qualquer explicação sobre o tema, é importante deixar claro que há uma grande diferença entre saber identificar as cores e nomeá-las! 

Aos três meses de vida, o bebê consegue diferenciar as cores. Sua visão já não é tão embaçada como antes e, portanto, já é capaz de reconhecer alguns tons. A partir deste momento, um longo processo acontece em relação à descoberta das cores. É a partir do estímulo oferecido que a criança aprenderá a distinguir e memorizar o nome das cores.

A fase de identificação

A percepção das características de um objeto, semelhanças e diferenças, vai ajudar o elemento cor a entrar de forma natural neste contexto. Em um primeiro momento, experimentar é fundamental! Um bebê precisa interagir com um objeto usando todos os seus sentidos, dessa forma, a criança interpreta e internaliza as características de cada elemento. Essa é a fase da identificação.

Quando falamos de árvore, cada adulto imediatamente tem uma imagem mental desta palavra. A sua árvore pode ser grande ou pequena, com frutos ou sem, mas todos sabem que uma árvore tem raízes, tronco, folhas etc. A criança muito nova ainda não tem capacidade de fazer isto. Por volta dos dois anos, ela iniciará o desenvolvimento do pensamento representativo – esse que acabo de citar. Até então, tudo fica no campo da concretude.

Quando quiser falar bola para uma criança pequena, é preciso mostrar o objeto e/ou sua representação gráfica, caso contrário, a palavra não fará muito sentido para os menores de dois anos. Outra questão pontual é o desenvolvimento da linguagem. Se uma criança ainda não fala, poderá identificar uma cor, mas não irá nomeá-la, certo?

Uma criança pode saber identificar e reconhecer uma cor quando pedimos que pegue, por exemplo, um objeto azul. Mas se a pergunta mudar, ela pode se confundir. A mesma criança que acaba de trazer o objeto azul, pode não entender quando o professor pega uma bolinha azul e pergunta: que cor é esta? A fase de identificação está consolidada, mas precisamos passar para a nomeação.

A fase de nomeação

Ao mesmo tempo que a criança vai interagindo com diferentes objetos, por volta dos 2 anos, a linguagem oral da criança vai se aprimorando. Naturalmente, a nomeação das cores começará a aparecer. Na creche, várias atividades são pensadas para ajudar nesse desenvolvimento, como atividades de pareamento, classificação e jogos, que vão fortalecendo a nomeação das cores de forma lúdica e divertida.

Então, vamos colorir o mundo e ajudá-los a embarcar nesta descoberta?!

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