Desfralde – o que esperar desse desafio!

25 out
0 comment

O momento do desfralde é muito importante para toda a família – e também para o meio ambiente! – mas traz com ele muitas dúvidas: Qual a idade ideal para retirar as fraldas? A criança já está dando sinal? Mas que sinal é esse?

A criança começa a andar, a falar as primeiras palavrinhas e os pais se perguntam se já está na hora de começar o desfralde. Mas aí chegam as dúvidas, a tensão, a dificuldade… E também a oportunidade de vivenciar, junto com seu filho, mais uma etapa do crescimento!

Mas, afinal, qual é a idade ideal? Alguns pediatras afirmam que, a partir dos 24 meses, a criança já está fisiologicamente madura para realizar este controle, o que significa que está com o organismo pronto para iniciar o controle esfincteriano.

Mas o aspecto fisiológico sozinho não determina o momento certo. Aqui em nossa creche, quando as famílias nos procuram para tratar desta etapa do desenvolvimento infantil, convidamos os responsáveis a refletirem sobre alguns aspectos que consideramos determinantes:

  • A família está pronta para dar este passo junto com a criança? Este será um processo que mudará momentaneamente a rotina de todos os adultos que estão envolvidos com a criança!
  • Seu filho já se locomove pelos espaços com firmeza e sabe colocar e tirar sua roupa, ainda que com supervisão?
  • Usa palavras, expressões faciais ou movimentos que indicam a necessidade de urinar ou evacuar?
  • Já toma banho em pé no chuveiro?
  • Já está dormindo em uma cama e deu adeus ao berço? Ela vai precisar sair da cama para ir ao banheiro.
  • Já não mama mais deitado na cama antes de dormir? Vamos precisar delimitar um tempo, pelo menos uma hora antes de dormir, para a ingestão de líquido e não sobrecarregar a bexiga antes de adormecer.

Se você respondeu “sim” à maioria das perguntas, então está na hora de fazer um estoque de calcinhas ou cuecas e partir para a segunda parte desta aventura!

Este será um momento de crescimento e um dos primeiros passos para seu filho tornar-se autossuficiente!

Algumas dicas para facilitar essa transição

  • O vaso sanitário ou penico devem estar acessíveis à criança.
  • Leve a criança para escolher e comprar suas calcinhas ou cuecas.
  • Não espere que a criança sempre sinalize a vontade de ir ao banheiro. Leve-a ao banheiro de tempos em tempos.
  • Elogie a ida ao banheiro mesmo quando escapes ocorrerem. O reforço positivo é sempre o melhor caminho.
  • Evite falar de xixi e cocô como algo negativo, sujo ou que leve a criança a se sentir envergonhada.
  • Deixar que a criança veja os pais indo ao banheiro dá uma ideia de normalidade ao processo. Todo mundo vai ao banheiro!
  • O desfralde é uma mudança significativa na vida de uma criança pequena. Evite começá-lo junto com outras mudanças na rotina do seu filho.
  • DICA DE OURO: diálogo e paciência são sempre a melhor saída. O desfralde é um processo de altos e baixos. Escapes com certeza irão acontecer. Encare isso com naturalidade e afirme para a criança que está tudo bem.

Todas essas dicas são para a retirada da fralda durante o dia. A fralda noturna demora mais um pouco para ser retirada. Em geral, você vai perceber que a criança passa a acordar com a fralda seca e já poderá retirá-la.

Tenha em mente que viver é natural e toda e qualquer etapa no desenvolvimento infantil será sempre tranquila para a criança se ela tiver ao seu lado um adulto que conduza todo o processo com leveza!

Deixe seu comentário