Vamos controlar a ansiedade das nossas crianças?

27 abr
0 comentário(s)

Ainda sobre a quarentena e os sintomas e sensações que esta situação inédita está causando em todos nós, inclusive nas crianças, hoje vamos falar sobre a ansiedade. Um sentimento normal em todas as fases da vida, é importante nomear e descobrir mecanismos de auto controle para lidar com a ansiedade desde cedo.

Separamos alguns exercícios que, de forma lúdica, vão ajudar aos pequenos a entender e se comportar nesses momentos. Confira.

1. Respirando com o Peixinho

Clique na imagem. Quando o peixinho subir, inspire…Segure um pouquinho o ar e solte o ar conforme ele for descendo. Fique fazendo isso e olhando para o peixinho, assim a criança faz um exercício respiratório e de relaxamento.

2. Soprar velinhas

Mais um exercício para controlar a respiração que as crianças adoram. Acenda uma vela e peça que ela respire pelo nariz, inflando a barriga, e expulsando aos poucos o ar enquanto sopra a velinha com intenção de apagá-la.

3. O jogo da semente 

Com uma música calma, peça para a criança ficar de joelhos e simular o nascimento e crescimento de uma semente. Ao som da música, eles vão crescendo, esticando os braços, levantando, se alongando até virar uma linda árvore.

4. Amassar papéis e apertar bolinhas

Essas atividades ajudam muito às crianças a controlarem e canalizarem suas emoções negativas. Além disso, ajuda a desenvolver os movimentos finos e a coordenação motora.

5. Pintar e colorir

Além de estimular a concentração e criatividade, atividades de pintura e desenho auxiliam no relaxamento e reflexão. As crianças adoram e ficam um bom tempo focadas no que estão fazendo.

Agora é só sentar com seu filho e fazer com eles estas atividades. Para ensinar a criança a controlar a mente, é importante que você também esteja tranquilo e relaxado.

Deixe seu comentário