6 livros para ajudar no desfralde

22 out
0 comentário(s)

Abandonar as fraldas é um processo delicado do desenvolvimento infantil, muitas vezes mais temido pelos pais do que pelos próprios pequenos. Por isso, contar com livros para ajudar no desfralde pode ser uma excelente opção.

Na verdade, é muito importante respeitar o tempo de cada criança, mas, por meio dos livros e com naturalidade, é possível introduzir o assunto, despertando o interesse da criança. Além disso, os livros têm o poder de encorajá-los também.

Sabemos que, na prática, o desfralde pode ser bem trabalhoso, com direito a xixi na roupa, no chão e apertos nos momentos mais difíceis, por isso toda ajuda é bem-vinda.

Pensando nisso, listamos aqui 6 livros para ajudar você e seu filho a darem adeus às fraldas. Acompanhe!

1. O que tem dentro da sua fralda? — Brinque-Book

Um clássico  sobre o assunto, o livro de Guido Van Genechten traz uma historinha divertida e interativa. Um ratinho curioso quer saber o que cada um de seus amigos — cachorro, coelho, bezerro e outros animais — têm dentro de suas fraldas.

Para ver a resposta, a criança precisa abrir as fraldas a cada página do livro e encontra todas cheias. No entanto, na última fralda, a do próprio ratinho, a fralda está vazia! O protagonista, orgulhoso, mostra aos amigos que já faz cocô no penico e, ao final do livro, todos aparecem usando o troninho também.

O livro desperta a curiosidade da criança e é ótimo para introduzir o assunto.

2. Cadê o meu penico? — Cia. das Letrinhas

Com muita vontade de fazer “uma tal coisa”, a menina Hortência passa por maus bocados procurando o seu penico. Ela pergunta aos animais, mas, sem saber o que é um penico, eles não conseguem ajudá-la.

Na verdade, durante toda a busca, a bicharada se diverte tentando adivinhar para que serve o tal objeto e ficam encantadas quando descobrem que serve para fazer xixi e cocô.

Uma história contada em rimas, prende a atenção da criançada e retrata de forma divertida essa fase do desenvolvimento, estimulando a autonomia infantil. 

3. Cocô no trono — Cia. das Letrinhas

Nesse livro, um pintinho bem malandro tira sarro de diversos outros animais que já aprenderam a usar o trono. Assim como em “O que tem na dentro da sua fralda?”, as ilustrações mostram como cada animal faz sua “espécie” de cocô, tornando o assunto muito natural para a criança, que, ao iniciar o desfralde, começa a prestar atenção ao seu cocô.

No fim, o próprio pintinho mostra que também já sabe usar o trono e cabe ao leitor apertar a descarga por meio de um botão sonoro. O livro tem páginas resistentes e ilustrações grandes, perfeito para as diversas idas ao banheiro, comuns nessa fase.

4. O pirata Pedro e seu penico — Salamandra

Essa história é muito bacana porque conta a trajetória do Pirata Pedro enquanto ele aprende a usar o penico, ou seja, aborda o processo do desfralde. Cada vez que o personagem acerta, o leitor deve apertar um botão para comemorar.

Um livro perfeito para encorajar as crianças, especialmente direcionado para os meninos, pode ser útil para todas.

5. Meu penico — Panda Books

Um livro fofo, extremamente ilustrativo, onde as imagens apresentam uma cadeia levando a criança a pensar sobre o assunto.

Na história, ao se dar conta de que está apertado, o bebê decide não fazer na fralda. Ele se pergunta onde deve se aliviar. Observando os animais, o gato na caixa de areia, o cachorro na árvore, ele se questiona qual será o lugar certo para ele fazer xixi.

Outra boa opção para introduzir o assunto com a criança de maneira natural, lúdica e divertida.

6. Tô apertado — Brinke-Book

Também de Guido Van Genechten, esse livro retrata o momento seguinte, com uma história em que todos os personagens já não usam mais fralda.

O personagem principal, dessa vez um cachorro, corre pro banheiro apertado, mas chega lá e sua irmã está usando o seu penico. Na verdade, ela está lá porque o rato sentou no troninho dela. Esse, por sua vez, fez isso porque outro também havia sentado no lugar errado, deixando-o sem ter onde fazer cocô.

Uma história engraçada que mostra como todos ficam em apuros quando deixam para ir no banheiro só quando a vontade aperta.

Se o seu filho começou a dar alguns sinais de que está pronto, ou mesmo antes disso, pode ser uma boa hora para usar os livros para ajudar no desfralde.

Se você curtiu a nossa lista de livros, vamos conversar sobre o desfralde do seu bebê? Um texto completo sobre o assunto, que você não pode deixar de ler. Confira!

Deixe seu comentário