Como incentivar e desenvolver a autonomia na educação infantil?

22 maio

A importância da autonomia na educação infantil não está relacionada apenas à realização de pequenas tarefas do cotidiano. A criança que cresce com autonomia conta com benefícios fundamentais para seu desempenho cognitivo que melhoram a capacidade de resolver problemas, desenvolvem a memória e afetam o pensamento. Além dos benefícios para a criança, os pais também são afetados positivamente, uma vez que têm a tranquilidade de dividir seu tempo entre o lar e o trabalho.

Está interessada em saber como garantir esse importante benefício aos seus filhos? Então, continue a leitura e descubra como oferecer suporte para que eles se desenvolvam de forma autônoma. Vamos lá?

Incentive a criança

Envolver a criança nas pequenas escolhas diárias é uma boa forma de começar a incentivar a autonomia na educação infantil. Comece por decisões que podem parecer pequenas, mas que farão o pequeno sentir-se importante.

Decidir a roupa a ser usada no almoço de domingo ou escolher a sobremesa do jantar de sábado, por exemplo, são escolhas possíveis de serem feitas. É importante, porém, limitar as opções de escolha, para que ela não se sinta perdida diante das possibilidades.

Com essa capacidade, a criança começará a sentir-se mais segura para buscar soluções para seus problemas e dificuldades, pois perceberá que sua opinião também pode ser ouvida e respeitada.

Atribua responsabilidades

Além da noção de escolha, a criança precisa, de acordo com sua faixa etária, de uma rotina de atividades a serem cumpridas. Mais que organizar o dia, a rotina faz com que a criança desenvolva a noção de responsabilidade.

Comece por atividades domésticas, como organizar o quarto e os brinquedos, tarefas que devem ser feitas diariamente. Além disso, demonstrar à criança que há uma hora certa para o almoço e o jantar, e que isso deve ser respeitado, também é uma forma simples de atribuir responsabilidade.

Com as atividades que envolvem as rotinas para além do lar, organizar os livros e materiais que devem ser levados à escola, de acordo com as aulas diárias, é uma ótima maneira da criança começar a entender como se dividem os dias da semana e quais as responsabilidades cada um exige.

Estimule atividades adequadas para cada idade

Mais do que atribuir responsabilidades e incentivar a criança a cumprir tarefas, é importante saber o momento certo em que cada atividade deve ser realizada. Estimular uma criança de 2 anos a cuidar das plantas e do jardim da casa, por exemplo, é algo que está fora de suas capacidades, podendo frustrá-la e até traumatizá-la.

Assim, para saber quais atividades são adequadas para cada idade, recomendamos conhecer a Tabela Montessori. Maria Montessori, famosa educadora italiana, criou essa tabela, pois acreditava que a criança deve desenvolver suas próprias habilidades de forma mais livre.

Saiba chamar a atenção

Tudo o que discutimos até aqui pode ajudá-la a entender a importância da autonomia na educação infantil. Porém, é importante considerar que pode não ser fácil cumprir com o que propusemos. Crianças têm personalidade e é muito comum que se recusem a cumprir com o que é proposto, por diversos motivos. Nesses momentos, você deve ter uma postura firme, mas com certos cuidados.

Há uma diferença entre chamar a atenção e brigar. Ao invés de apontar erros, mostre a seus filhos a atitude correta que você espera deles, com calma, olhando nos olhos e sem gritar.

Para isso, não ameace usando frases como “Pare com isso agora, senão eu…”. Também não é recomendado subornar, colocando brinquedos ou doces como consequências das tarefas, pois isso não permitirá que eles colaborem simplesmente porque querem, mas sim porque receberão algo em troca.

Como você percebeu até aqui, são diversos os benefícios da autonomia na educação infantil. Monitorar e acompanhar a criança nessas etapas de desenvolvimento, além da evidente importância para sua vida, fará com que você, como mãe, esteja por perto e compartilhe dessas descobertas únicas e emocionantes!

Gostou deste post? Então, siga nosso perfil nas redes sociais e seja notificada sempre que postarmos conteúdos como este. Estamos no Facebook!