A música como enredo da educação infantil

11 nov
0 comentário(s)

Dançamos antes de andar, cantamos antes de falar e assim as manifestações de aprendizado e descobertas se mostram, muitas vezes, através das artes.

Inserindo no processo de construção do conhecimento e percepção das coisas, a musicalidade aparece como ferramenta de desenvolvimento da sensibilidade, do ritmo, da concentração, da socialização, da afetividade e de um universo rico de sentimentos e sensações. A música entra na nossa vida desde muito cedo e permanece nela.

Além da parte lúdica e afetiva que a música oferece, a educação musical traz outros benefícios dentro do processo da educação infantil. Quando a criança entra em contato com música, aumenta sua sensibilidade e ajuda a criar sua própria identidade. Além disso, perceber que diferentes músicas e estilos musicais agradam mais uma parte dos amigos que outra, faz com que as diferenças sejam notadas e respeitadas neste contexto e em um ainda maior.

Em qualquer cultura, em qualquer idade ou em qualquer lugar do mundo, não há quem não tenha uma música preferida ou quem não tenha uma música que desperte lembranças. A memória afetiva de todo mundo tem uma trilha sonora que começa a ser escrita na primeira infância. Cante com seu filho e faça parte dessa lembrança.

Deixe seu comentário