A importância do professor na educação infantil

14 out
0 comentário(s)

Amanhã, 15 de Outubro, é comemorado do Dia do Mestre em todo o país. Vamos falar da importância do professor na primeira fase da vida, uma referência que vai nos acompanhar até a fase adulta.

Criar laços, estabelecer vínculos, descobrir e experimentar novas sensações, reconhecer-se, aprender a anda, falar. Não é uma tarefa fácil ser uma criança nesta etapa da vida. Para desenvolver todas as habilidades e explorar todas as possibilidades, elas precisam se sentir seguras. A relação afetiva e o vínculo que a criança estabelece com o professor são a base desta segurança.

O período da educação infantil é um dos mais importantes da vida. Alguns traços da nossa personalidade são formados nesta fase e o professor tem um papel fundamental neste processo. Ele é o mediador entre a criança e o conhecimento, criando oportunidades para elas manifestarem seus pensamentos, linguagem, criatividade, imaginação e relações sociais.

Não é apenas na educação infantil que o papel do professor se faz imprescindível. Em qualquer fase da vida, o educador acompanha o nosso crescimento e é um instrumento importante de transformação.

Além da parte cognitiva, as relações que estabelecemos com os nossos professores se transformam em memórias afetivas que vão nos acompanhar sempre. Se você ainda se lembra o nome da sua professora do Jardim, sabe do que estamos falando. Ao mestre, todo o nosso carinho.

Deixe seu comentário