3 dicas de como preparar seu filho para a alfabetização

21 out
0 comentário(s)

Existem várias formas de estimular e preparar a criança para a alfabetização. É importante que este processo não seja feito de forma precoce, mas isso não significa que ela não possa conhecer, no tempo dela, o universo das letrar e palavras. Veja abaixo 3 dicas de como ajuda seu pequeno nessa linda descoberta.

  1. Conte histórias

A leitura é vital neste processo. É através dela que a criança tem contato com universos diferentes, ajuda na criatividade e raciocínio lógico contribuindo para o desenvolvimento da linguagem. Refletindo na premissa que a criança se forma através do exemplo e que é na educação infantil que ela forma seus hábitos, estimular a leitura é um grande legado que os pais podem deixar aos seus filhos.

2. Ofereça diferentes formatos de leitura

A criança é curiosa por natureza e apresentar diferentes materiais é sempre bem vindo. Folhetos, revistas, cartazes, receitas, enfim, mostrar para ela que a escrita aparece de várias formas estimula a curiosidade, fazendo com que ela se interesse cada vez pelo assunto.

3. Não esqueça da importância do brincar

Na educação infantil, a aprendizagem se dá de forma lúdica e através do brincar. É importante que a introdução à alfabetização não pule esta etapa e que se perceba que isso é uma parte vital do desenvolvimento dos nossos pequenos. Respeite o tempo dele.

É nesta fase que se constroem os alicerces para o conhecimento que vamos adquirir durante toda a vida. É importante estar atento e respeitar o tempo de cada um, sem pular etapas.

Deixe seu comentário