A importância da escola na socialização das crianças na primeira infância

28 out

Logo nos primeiros anos de vida, a gente começa o processo de interação social. Quando as crianças vão para a escola, esse processo se dá de forma mais intensa e as escolhas feita por elas vão ser importantes para criar sua identidade e ajudarão no desenvolvimento das competências sociais e emocionais.

Como as crianças ainda não têm o discernimento necessário para distinguir quais emoções e formas de interação social são adequadas, a importância de um adulto, no ambiente escolar, representado pelo professor, é fundamental para a condução deste processo. Ele tem o dever de estimular formas de interação construtivas e colaborativas, que vão acompanhar as crianças ao longo da vida.

A socialização fora do ambiente escolar é importante para que a criança conviva e perceba diferentes pontos de vista e, consequentemente, diferentes formas de resolver e se comportar diante das coisas que acontecem no dia a dia. Observar que, por mais que estejamos inseridos no mesmo contexto escolar, somos diferentes e isso deve ser respeitado.

Quanto mais cedo a criança tiver acesso a outras crianças e adultos, melhor ela vai lidar com as diferenças e aprender com elas. Vai aprender a lidar com o mundo, observando e respeitando opiniões e culturas diferentes das suas e vendo isso como um ponto positivo da vida em sociedade.

É responsabilidade dos pais e professores serem os mediadores neste processo, se certificando que as interações entre os pequenos estejam se dando de forma inclusiva e respeitosa. Só desta forma estaremos construindo uma sociedade melhor para todos no futuro.