Como estimular a memória da criança

25 nov
0 comentário(s)

Não é de hoje que a gente fala sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. O estímulo à memória dos pequenos também entra neste universo.

Estimular a memória das crianças, através da construção de pequenos hábitos ainda na primeira fase da vida, ajuda a formar conexões cerebrais que vão acompanhá-las até a fase adulta.

Criar histórias e nominar personagens de acordo com o universo da criança faz com que ela associe, mais rapidamente, o conteúdo que está recebendo. As imagens são mais fáceis de serem assimiladas e, colocar histórias dentro de um cenário já conhecido por eles, ajuda a criança a fazer correlações entre as coisas e a guardar o que está aprendendo.

O jogo da memória é outra ferramenta que ajuda nesse processo. Eles adoram e exercitam o reconhecimento de figuras iguais e suas posições no jogo.

Outra forma que parece lógica, mas que ajuda muito, é mostrar para a criança que cada tarefa tem seu lugar específico. Escovar os dentes no banheiro, fazer as refeições à mesa, estudar e fazer o dever de casa é na escrivaninha. Assim, o cérebro da criança entende que, quando ela deita na cama, por exemplo, está na hora de dormir e, quando senta à mesa, está na hora de almoçar.

Outra parte muito importante neste caminho é a organização. Construir hábitos saudáveis de manter as coisas em seu lugar é uma boa herança que você pode deixar para o seu filho. Isso vai fazer dele um adulto organizado e uma criança mais segura, sabendo aonde cada coisa está.

A parte boa desse exercício é que a sua memória também pode ser estimulada através dessas atividades com os pequenos. Agora, mãos a obra! Hábitos saudáveis devem ser construídos todos os dias.

Deixe seu comentário