A importância da rotina na vida das crianças

15 abr
0 comentário(s)

Estabelecer uma rotina na vida das crianças nem sempre é fácil, mas é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e da independência delas. Programar o horário das refeições, do sono da tarde e da noite, de estudar e até brincar, ajuda na construção de uma relação familiar mais harmoniosa no dia a dia. Veja como a rotina interfere, diretamente, no desenvolvimento infantil.

Regulação da fisiologia

Quando bebês, estabelecer uma rotina é fundamental para ensiná-los a diferença entre o dia e a noite e regular o sono. Mais tarde, o horário das refeições também tem um papel importante na organização das funções do organismo e do metabolismo do bebê.

Sensação de segurança

Saber o que vem depois de determinada atividade reduz a ansiedade e dá à criança pequena uma sensação de segurança, pois torna o mundo previsível. Por isso, mais importantes que os horários, é preciso manter a ordem que as ações se repetem diariamente.

Construção de Hábitos

É por meio da repetição das ações que os hábitos são adquiridos. Bons hábitos são construídos na primeira infância e levados para a vida toda. Sentar à mesa para fazer as refeições, tomar banho todos os dias antes de dormir e escovar os dentes sempre após as refeições são exemplos de hábitos importantes que a criança deve, desde cedo, incorporar ao seu dia a dia.

Adequação ao meio

A rotina implica regras que estabelecem limites, ajudando a criança a conviver com a realidade familiar e de outros ambientes em que ele habita, como a escola, a comunidade e até a sociedade em geral. Impor limites vai fazer a criança se tornar um adulto melhor.

Promoção da autonomia

A previsibilidade da rotina permite que a criança desenvolva habilidades necessárias para realizar o que se espera dela, estimulando sua autonomia e independência. Saber a que horas cada atividade deve ser cumprida ajuda a criança a dar o próximo passo sozinha, sempre supervisionada por um adulto, claro.

Agora, mãos à obra. A tarefa de estabelecer quais atividades diárias devem fazer parte da rotina da criança é sua. Se você gostou desse post, inscreva-se na nossa Newsletter e entenda mais sobre educação infantil.

Deixe seu comentário