Colônia de férias: quais as vantagens para a criança e para a família?

12 dez

O ano letivo está chegando ao fim e, para quem não pode tirar férias em janeiro junto com os pequenos, é hora de pensar nas alternativas. A colônia de férias é a escolhida da grande maioria.

Seja porque não têm com quem deixar os filhos ou porque entendem que é preferível deixá-los brincando em algum lugar seguro do que passar o dia em frente a TV, muitas mães optam pela colônia.

Mas se você ainda está em dúvida, pensando se não seria melhor que tivessem um tempo em casa para descansar da rotina escolar, este post é para você! É claro que um tempo em família faz bem para qualquer criança, mas a colônia de férias traz também muitos benefícios para o desenvolvimento infantil. Confira!

Quais os benefícios para as crianças?

A verdade é que, ao contrário de nós adultos, que precisamos de férias para descansar, as crianças se mantém com a mesma energia e sede de novidades, por isso demandam companhia e ocupação nas férias.

Os menores necessitam da atenção dirigida de um adulto em tempo integral e, à medida que crescem, sentem cada vez mais falta do convívio com outras crianças.

Portando, a menos que os pais tenham tempo e disponibilidade para prover isso a elas, a colônia de férias se torna uma excelente opção, um ambiente promotor de diversão, socialização e que estimula descobertas.

Veja os benefícios:

Socialização

Atividades como jogos, teatro e gincanas promovem a interação entre as crianças em um ambiente mais descontraído que a escola, ajudando até os mais tímidos a se soltarem, estimulando a cooperação.

Novos estímulos

O clima é de recreação, diversão e os estímulos são mais focados em desenvolver habilidades artísticas, musicais e da imaginação. Durante este tempo, a criança aprende novas brincadeiras e regras de convivência, além de ter sua autonomia e independência estimuladas.

Prática de atividade física

Em casa fica mais difícil mantê-los afastados das tentações eletrônicas. Já no espaço da colônia, não vão faltar atividades lúdicas que proporcionem o movimento — correr, agachar, saltar, dançar, chutar e até nadar — desenvolvendo ainda mais os aspectos motor, cognitivo e coordenativo.

Alimentação saudável

É justamente nas férias que os pais costumam relaxar com a alimentação, liberar o biscoito e o salgadinho no lanche e até a pizza no lugar do jantar, não é mesmo? Na colônia de férias as refeições são balanceadas e os lanches incluem frutas e sucos. Assim, você garante que seu filho continue a se alimentar bem e evita que ele se torne seletivo após um período de dieta desregrada.

Desenvolvimento escolar

O tempo na colônia facilita a volta às atividades escolares. As crianças retornam com uma boa autoestima e mais concentradas. Além disso, são mantidos os horários das refeições, de acordar e de dormir, o que facilita retomar a rotina com o início das aulas.

Quais as principais vantagens para a família?

Mesmo que haja alguém para tomar conta da criança — funcionária, parente ou um dos pais — uma criança em casa muda completamente a rotina do lar. Será preciso se preocupar com a alimentação dela, além de promover brincadeiras em casa e organizar a bagunça que elas deixarão.

Quando um dos pais trabalha em casa ou se dedica a organização da vida familiar, suas obrigações não desaparecem durante as férias, por isso, o tempo que a criança fica nas atividades pode ser muito útil para manter as coisas em ordem.

Além disso, ninguém quer passar as férias preso em casa. Os dias são longos e vão exigir que se organize uma programação intensa e variada, com direito a praia, museus e lançamentos do cinema.  Colocando na ponta do lápis os gastos — ingressos, lanches, pipoca, estacionamento, táxi, etc — muitas vezes a colônia acaba valendo à pena.

Por que escolher uma creche com colônia de férias?

Como já vimos, a menos que tenha sido possível programar aquela viagem legal ou que seja viável para um dos pais se dedicar integralmente aos filhos durante as férias, a colônia de férias pode ser a salvação.

Mas onde? Muitas creches oferecem esse tipo de atividade durante o mês de janeiro e essa alternativa é muito vantajosa, especialmente para os menores, pois dispensa adaptação.

Se para eles é mais confortável, por já conhecerem o ambiente e grande parte dos cuidadores, para as mães também é um alento saber que os filhos estão seguros e acolhidos pelos mesmos profissionais que já cuidam deles o ano inteiro.

Em algumas creches o valor da colônia de férias é cobrado à parte, porém, na Aprendiz, as atividades estão incluídas na mensalidade de janeiro.

O aluno continua frequentando a escola, no entanto, mudam as atividades e o olhar sobre a criança, focado agora em outras habilidades e novas descobertas com mais liberdade para que eles se desenvolvam brincando.

Se você está procurando uma creche para o seu filho em 2019, entre em contato conosco ou faça uma visita. Admitimos alunos novos mesmo durante a colônia de férias. Venha conhecer nosso espaço e proposta!

Com as festas de fim de ano chegando, nosso blog terá um pequeno recesso, mas em janeiro estaremos de volta com dicas e informações sobre o universo infantil.

Bom natal e um próspero ano novo!

Até 2019!