A importância de visitar espaços culturais com seus filhos está mais que provada. Já sabemos que é uma atividade essencial na formação cultural das crianças, pois o aprendizado se dá através da vivência. Nesse sentido, o Rio de Janeiro é privilegiado e não faltam opções de museus para levar as crianças, portanto, foi muito fácil fazer uma lista de museus imperdíveis para divertir as crianças nas férias.
Alguns centenários, outros super modernos, museus históricos, de arte, de ciências e temáticos. Esqueça a ideia de que não é um programa infantil. Levar uma criança a uma exposição é ajudá-la desde cedo a desenvolver um olhar atento ao que a rodeia, pois, além de aumentar o seu repertório cultural, será um passeio muito divertido.
Por isso, não deixe para outra ocasião e nem para as próximas férias. Selecionamos alguns museus imperdíveis para crianças, aqui no Rio mesmo, para você visitar no fim de semana. Confira!
Museu de Arte do Rio
Parte do projeto de revitalização da zona portuária, o MAR está instalado em dois prédios interligados. O Palacete Dom João VI, tombado pelo patrimônio histórico, e um antigo terminal rodoviário, em estilo modernista.
Com o intuito de contar a história do Rio de Janeiro, seus conflitos, contradições, desafios e expectativas, o museu abriga exposições temporárias que unem dimensões históricas e contemporâneas da arte.
Os dois prédios, com grande diferença arquitetônica, são unidos pelo topo, por uma onda. A vista da Baía da Guanabara e a arquitetura já valem a visita. Além disso, o programa se completa com um passeio pela nova Praça Mauá, um grande espaço aberto para os pequenos se divertirem.
Informações úteis:
Praça Mauá, 5 – Centro
Terça a domingo; 11 às 18 horas
Inteira: R$ 20,00
Meia: R$ 10,00
Existem algumas opções de gratuidade e meia entrada, então confira os detalhes no site do Museu de Arte do Rio.
Museu da Vida
Inaugurado em 1999, apesar de pouco visitado por turistas e cariocas, em função da distância da zona sul, trata-se de um passeio incrível para as crianças.
A proposta é promover a integração entre ciência, cultura e sociedade, de forma lúdica e com muita interatividade. Além das exposições, atividades, multimídia, teatro e laboratórios, as crianças se fascinam com o passeio no trenzinho pelas atrações do museu. Em uma delas aprendem como foi a construção do castelo da Fiocruz.
Mas a parte favorita delas é o Parque da Ciência, uma área de 2.400 m², repleta de atividades como criar luz sem energia elétrica e escalar uma célula gigante.
Informações úteis:
Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos.
Sábados: 10 às 16 horas.
Terça a sexta-feira: 9 às 16:30 horas.
Entrada gratuita.
Todas as atividades são gratuitas, inclusive o estacionamento na Fiocruz (sujeito à lotação). Para maiores informações, acesse o site: Museu da Vida.
Museu da República
Funcionando no Palácio do Catete desde 1960, esse museu conta a história do Brasil na época da república.
O local, que já serviu de moradia para um Barão do Café e, posteriormente, foi sede e moradia da presidência da república, é uma excelente opção de passeio com crianças pequenas.
Seu amplo jardim tem lagos, patos, cavernas, muitas árvores e um parquinho, além de receber com frequência alguma programação infantil, contação de histórias, teatrinho e outras.
Informações úteis
Rua do Catete, 153 – Catete
O jardim do Museu da República está aberto diariamente de 8 às 18h.
O Palácio do Catete abre de terça a sexta, de 10 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, 11h às 17h.
Site: Museu da República
Museu Histórico do Corpo de Bombeiros
Esse, poucas pessoas conhecem, mas é um prato cheio para agradar crianças, que costumam adorar o tema. O Museu Histórico do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, fica dentro do Comando-Geral dos Bombeiros do Centro do Rio.
Criando por Dom Pedro II, que era patrono da corporação, o museu conta a história do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, com destaque para os carros e carroças já utilizados, incluindo os caminhões com escadas Magirus.
Informações úteis
Praça da República, 45 – Centro
Sem a necessidade de agendamento prévio.
Entrada gratuita.
Visitas guiadas podem ser agendadas.
Atenção, por ser uma instituição militar, há restrições quanto ao vestuário, então, não deixe de consultar maiores informações no site do Museu Histórico.
Museu do Pontal
O Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo, resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo o país do designer Jacques Van de Beuque, é composto por cerca de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.
A praça-jardim do museu é um lugar de brincadeiras e encontros, onde é permitido fazer piqueniques. A própria cafeteria do museu vende um kit piquenique, então, a diversão está garantida!
Informações úteis:
Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h*. * O acesso às exposições se encerra às 17h30, meia hora antes do horário de fechamento do museu.
Endereço: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, S/N – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22790-711 – Ao lado do condomínio Alphaville.
Entrada gratuita.
Tel: +55 (21) 2490-2429
Informações: https://museudopontal.org.br/
Esses são alguns dos museus imperdíveis para levar crianças, porém, poderíamos citar diversos outros como o Museu Histórico Nacional, o Museu do Amanhã e o Museu Aeroespacial.
O objetivo foi fazer uma lista eclética, com opções para todos os gostos e idades. Dentre os mais novos e badalados como o MAR, antigos, mas desconhecidos como o Museu do Corpo de Bombeiros e o Museu da Vida.
Curtiu a nossa lista? Então não deixe de compartilhar nas redes sociais! Vamos levar cada vez mais crianças aos museus para conhecer e valorizar nossa história.