10 brincadeiras para fazer em casa em dia de chuva

26 jul
0 comentário(s)

As férias escolares chegaram, mas entre uma frente fria e outra, as mães enfrentam o desafio de entreter as crianças nos dias chuvosos. Mas acredite, não faltam brincadeiras para fazer em casa, basta um pouco de disposição e criatividade.

Reunimos neste post 10 idéias para você entreter as crianças dentro de casa nos dias de chuva. Confira!

1. Pintura com creme de barbear

Misture corante no creme de barbear e tenha uma tinta divertida, com uma textura única. Perfeita para as crianças fazerem desenhos usando as próprias mãos. Para manter a lambança sobre controle, a brincadeira pode ser realizada no box, na banheira ou na varanda.

2. Brinquedo de caixa de papelão

Com um pouco de imaginação e uma caixa de papelão pode ser transformar em diversos brinquedos:

Acerte o alvo

Prenda a caixa de papelão na parede, a uma altura compatível com o tamanho das crianças, e faça dois buracos circulares na parte da frente da caixa. Pinte a borda de cada círculo de uma cor, e use bolinhas das mesmas cores para acertar o buraco correspondente.

Minigolfe 

Você só vai precisar de uma caixa de sapatos, tesoura, fita adesiva colorida ou canetinha e bolinhas de pingue-pongue. A brincadeira trabalha a psicomotricidade, coordenação, concentração, além da lateralidade, cores e matemática.

Cabaninha

Além disso uma caixa grande de papelão pode servir também de cabaninha, uma alternativa à versão com cadeiras e lençóis. Outra opção é deixar a criança entrar na caixa e desenhar nas suas “paredes”. Os pequenos ficam entretidos por um bom tempo ali dentro.

3. Pista de carrinho

Aqui vale usar a imaginação e muita fita crepe para desenhar as pistas mais incríveis no chão da sala ou do quarto, quem sabe até subindo nos móveis. Você pode incrementar a brincadeira criando verdadeiras cidades, com estacionamento, posto de gasolina e outros estabelecimentos, enfeitando com os brinquedos.

4. Caça ao tesouro sensorial

Quem não adora uma caça ao tesouro? Nessa modalidade, você faz uma lista de texturas – liso, macio, áspero, duro – e as crianças precisam procurar pela casa objetos com essas características. Dependendo da idade, estipula-se um tempo para que cada tarefa seja cumprida. Se o grupo for grande pode ser dividido em dois times. Diversão garantida, como muito estímulo à cognição.

5. Encontre a sombra

Essa é uma excelente brincadeira para os mais velhos, estimulando o raciocínio e a criatividade. Use objetos variados para montar uma escultura, depois contorne a sombra formada, usando uma folha de papel.

Então desmonte a escultura e mantenha a fonte luminosa no mesmo lugar. As crianças terão de que descobrir que objetos deram origem àquela sombra, remontando a escultura.

6. Massinha caseira

Toda criança gosta de brincar com massinha de modelar, mas a versão caseira além de mais barata e segura (pode colocar na boca), representa diversão extra, pois elas adoram fazer a massinha.

Segue a receita:

  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício (colorau, beterraba, pós para sucos e outros)

Misture o sal e a farinha e, em seguida, adicione a água e o óleo. Mexa até obter uma massa homogênea, acrescentando mais água ou farinha para atingir o ponto. Por último, acrescente o corante.

7. Teia de gato

Em um corredor, ou varanda, prenda fitas ou fios de uma ponta a outra, cruzando o caminho, em diversas direções. Atravessar o obstáculo sem encontrar nas fitas é um desafio divertido, que trabalha o equilíbrio e a coordenação motora.

Para dificultar você pode usar fita adesiva, e depois aproveitar a estrutura para outra atividade, como acertar bolinhas de papel na teia.

8. Futebol labirinto

Olha a fita crepe aqui outra vez. Desenha um labirinto no chão, com entrada e saída. A criança tem que percorrer o caminho com a bola. Simples e divertida a brincadeira é uma alternativa para jogar bola sem colocar em risco seus porta-retratos e enfeites.

9. Passador de fios

Essa é uma opção para os mais novinhos. Basta um escorredor de macarrão e alguns novelos de lã. O desafio é passar os fios por todos os buracos. Garante entretenimento por um bom tempo e é um treino de concentração e tanto.

10. Corrida de sopro

Essa brincadeira promete entreter crianças e adultos, e você só vai precisar de rolos de papel toalha, bolinhas de pingue-pongue, copos plásticos e fita adesiva. Prenda os copos em uma extremidade da mesa, o objetivo é soprar as bolinhas, partindo do outro lado da mesa, até acertá-las nos copinhos.

Com essas ideias não vão faltar brincadeiras para fazer dentro de casa nessas férias. E com um pouco de criatividade, uma atividade dá origem à outras e as próprias crianças vão descobrindo e criando novas formas de brincar.

Gostou das nossas dicas? Então não guarde só para você, compartilhe nas redes sociais e ajude outras mães a não pirarem nestas férias!

 

 

Deixe seu comentário