Vamos falar sobre o medo das crianças

02 mar
0 comentário(s)

O medo é um sentimento que nos acompanha a vida inteira. A diferença entre nós, adultos, e as crianças é que sabemos distinguir o perigo real e, por isso, conseguimos lidar com ele. As crianças precisam aprender a fazer isso.

Tudo começa em nomear as emoções. As crianças precisam entender o que estão sentindo e saber colocar cada sentimento em seu devido lugar. O papel do adulto é fundamento nesse processo.

O medo, segundo especialistas, é uma reação emocional tal como a alergia ou a raiva, por exemplo. No caso das crianças, esse medo está, na maioria das vezes, relacionados à sua imaginação. Os papel dos pais é respeitar e ajudar aos pequenos a entender que bicho papão não existe e que não vai acontecer nada quando apagarmos a luz.

Prestar atenção e confortar as crianças quando elas sentem medo é importante para que elas tenham calma para refletirem sobre o que estão sentindo. Se até para os adultos lidar com o medo não é uma tarefa fácil, imagina para os pequenos que estão descobrindo as emoções.

Converse com seu filho, explique o que ele está sentindo e deixe que ele perceba, no tempo dele, que o medo faz parte da vida e que ele tem que aprender a lidar com isso. O diálogo e o respeito são sempre ótimas escolhas para que a criança desenvolva suas habilidades socioemocionais no seu tempo.

Deixe seu comentário