Manteiga de amendoim para os pequenos: aprenda a fazer em casa!

05 nov
0 comentário(s)

Você sabia que o amendoim está entre os 10 superalimentos indicados para bebês a partir de 1 ano?

Como as versões industrializadas costumam conter muito açúcar, o melhor mesmo é fazer a pasta em casa. No post de hoje, além de trazer uma receita para você, explicamos mais um pouquinho sobre a introdução desse alimento na dieta dos pequenos. Confira!

Introdução precoce na dieta reduz risco de alergia

Rico em proteínas, o amendoim tem um grande potencial alergênico, por isso, há alguns anos a orientação era que fosse introduzido na alimentação infantil apenas após os 3 anos.

No entanto, segundo a Dra. Ana Escobar, a orientação mudou. Novos estudos mostraram que, ao contrário do que se imaginava, quanto mais cedo é oferecido ao bebê, menor é o risco dos pequenos desenvolverem a alergia.

Assim, agora, produtos contendo amendoim estão liberados logo após o inicio da introdução alimentar, idealmente antes dos 11 meses. Porém, é importante lembrar que a consistência deve ser adequada à idade, de acordo com a capacidade de comer sem engasgar e de triturar os pedaços. Nem pensar em oferecer o grão inteiro, já a pasta está liberada, principalmente junto com outros alimentos, como pães e frutas.

Amendoim é um superalimento para crianças

Altamente calórico, o amendoim é rico em proteínas vegetais, vitaminas antioxidantes, fibras e minerais, como ferro e zinco, sendo um alimento completo tanto para crianças quanto adultos. Além disso, é uma deliciosa fonte de gorduras saudáveis.

Muito consumida pelos americanos, a pasta de amendoim é adorada pelas crianças. Mesmo a versão feita em casa, sem açúcar, dá um sabor especial à torrada ou ao sanduíche e pode também ser consumida com alguma fruta ou misturada à papinha.

Outra vantagem é que ela não contém proteínas lácteas, sendo uma opção para o lanche das crianças que possuem APLV e não podem comer manteiga e queijos, por exemplo.

Receita de manteiga de amendoim

Agora que você já os benefícios de adotar a manteiga de amendoim para a dieta do seu filho, que tal aprender a fazer uma versão caseira e saudável?

Esta receita é do programa Tem criança da cozinha e é bem simples de fazer, basta um pouquinho de paciência.

Ingredientes

  • 3 xícaras de amendoim sem pele e sem sal
  • 1 pedaço pequeno de rapadura
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de óleo de coco

Modo de fazer

Coloque o amendoim em uma assadeira e leve ao forno, pré-aquecido à 180 graus, para torrar ligeiramente.

Espere esfriar um pouco e, enquanto ainda estiver morno, coloque no processador.

Junte os demais ingredientes e deixe bater, demora um pouco, pois primeiro irá se transformar em uma farofa. À medida que é triturado, o próprio amendoim libera mais óleo e vai assumindo a consistência mais cremosa.

Guarde em um pote fechado, na geladeira. A durabilidade é de cerca de duas semanas.

E aí, está esperando o que para caprichar no lanche com manteiga de amendoim? Deixa um comentário aqui contando se seu filho gostou da novidade, ok?

 

Deixe seu comentário