5 filmes infantis bem educativos para assistir com seu filho(a)

09 abr
0 comentário(s)

Quem não teve uma obra cinematográfica que marcou a sua infância? Além de ser um ótimo divertimento, os filmes infantis educam, geram emoções, ensinam valores, trazem reflexões e incentivam a superar desafios. Tudo isso imerso em um ambiente repleto de músicas, cores e personagens marcantes.

Confira, agora, cinco filmes com histórias que transmitem morais e valores para as crianças e vão entreter toda a família!

1. O Rei Leão

Lançado em 1994, o filme faz sucesso e emociona crianças e adultos até os dias de hoje. Na história, Simba é um leão criança que perde o pai, Mufasa, em uma emboscada armada pelo seu tio para roubar o trono do Rei Leão.

Ainda muito abalado, Simba foge sozinho e conhece dois amigos que o ajudam a superar a perda do pai. O pequeno leão ainda precisa amadurecer e criar responsabilidades antes de voltar ao reino e assumir o lugar que é seu por direito.

O longa apresenta a temática da coragem, da responsabilidade e da importância da amizade.

2. Shrek

Nessa divertida animação da DreamWorks, Shrek é um ogro que vive em um pântano isolado. Ele é encarregado de salvar a princesa Fiona, que mora em um castelo protegido por um dragão. Shrek e Fiona, então, se apaixonam.

O filme aborda a questão do rompimento de preconceitos e a importância do caráter e da amizade.

3. Wall-E

Wall-E é, sem dúvidas, um dos melhores filmes da Pixar. A obra, com foco no meio ambiente, conta a história de um robô — que desenvolve uma personalidade própria — cuja função é compactar o lixo da Terra.

O planeta encontra-se abandonado pelos humanos após tornar-se inabitável pela quantidade de lixo. O robozinho, então, encontra e se apaixona por EVA, outro robô com a missão de encontrar pelo menos uma planta no planeta.

Além das questões do lixo e da natureza, o filme faz uma reflexão crítica sobre o modo de vida sedentário e apático da vida conectada.

4. Valente

O filme tem como protagonista a heroína Merida, que se recusa a casar e prefere cavalgar e praticar tiro ao arco — seu esporte favorito. A garota é forte, independente e muito próxima da mãe. Além disso, ela faz muitas escolhas erradas, o que mostra para as crianças a importância de assumir as responsabilidades dos seus atos.

As temáticas abordadas são o empoderamento feminino, a coragem, a relação com os pais e o arrependimento.

5. Frozen, uma aventura congelante

Frozen foi lançado em 2014 e fez um grande sucesso. O filme deixa o romance em segundo plano e foca no amor e cumplicidade entre duas irmãs órfãs. Anna é destemida, otimista e parte em uma jornada com seus amigos para encontrar sua irmã, Elsa, e acabar com o feitiço que deixou seu reino em um inverno eterno.

A história é contemporânea e transforma o mocinho no grande bandido, além de desprezar o amor à primeira vista, como já foi tão retratado pelo cinema.

Os filmes infantis podem ser grandes aliados na educação dos filhos. Depois da sessão, é interessante entender qual foi a percepção da criança sobre a obra, sem julgamentos ou lições de moral. Dessa forma, elas desenvolvem o senso crítico e a empatia, ao se imaginarem no lugar dos personagens.

Se você gostou desse conteúdo, confira também cinco brincadeiras infantis para brincar com seus filhos e relembrar velhos tempos!

Deixe seu comentário