6 dúvidas respondidas sobre o desenvolvimento infantil para você conferir agora

09 nov
6 comentário(s)

Uma das maiores preocupações de uma mãe é com o desenvolvimento infantil do seu filho. Ser mãe é sentir o maior amor do mundo, mas, também, lidar com as maiores inseguranças.

Ser responsável pela educação e bem-estar de um ser que depende única e exclusivamente de você não é das tarefas mais fáceis. E os momentos de separação? Quanta angústia! Calma. Você não está sozinha!

Pensando nisso, respondemos 6 perguntas que podem estar permeando a sua cabeça neste momento. Queremos te auxiliar no desenvolvimento e na saúde do seu pequeno. Confira e esclareça suas dúvidas!

1. Contar histórias para o bebê ajuda no seu desenvolvimento?

Sim. Segundo a Academia de Pediatria Americana, a leitura é importante para o desenvolvimento infantil desde o nascimento, pois auxilia na aquisição da linguagem e estreita a relação entre pais e bebês. Você pode começar o quanto antes!

2. A creche prejudica o desenvolvimento infantil?

Vá trabalhar tranquila, pois uma boa creche pode ter impacto positivo no crescimento do seu bebê. E outra, independentemente do tempo de permanência na creche, o desenvolvimento do seu baby será sempre influenciado por vocês, pais.

3. A criança que fica em casa desenvolve melhor do que aquela que foi à creche?

Não. Estudiosos e pediatras afirmam que não há diferença, no que se refere ao desenvolvimento infantil, entre crianças que foram à creche e aquelas que ficaram em casa aos cuidados da mãe.

4. Como cuidar da saúde do meu filho pequeno?

Uma das maneiras de cuidar da saúde do seu filho é unir o útil ao agradável. Sabe aquela área verde que tem na sua cidade? Então, ela está cheia de benefícios que podem auxiliar na saúde do seu filho. Além disso, é um tempo a mais que você tem para desfrutar da companhia do pequeno. Aqueles 10 minutos separados para a louça? Esquece! Deixe tudo como está e corre para lá!

5. Dispositivos digitais prejudicam o desenvolvimento infantil?

A notícia não é boa. Realmente, tablets, celulares e smartphones prejudicam a saúde do seu filho e podem causar impactos negativos na cognição e habilidade psicossocial dele. Eu sei que a correria do dia a dia nos tenta a deixar a criança pelo menos uma horinha na frente da TV, mas resista. Assim que possível, volte ao passo 4, leve seu filho ao parque e, como diria Raulzito, tente outra vez!

6. Devo me envolver nas brincadeiras do parquinho para segurança do meu filho?

As brincadeiras no parquinho são importantes para o desenvolvimento do seu pequeno! As situações que as crianças vivenciam lá, por meio de jogos e brincadeiras, é que fazem com que ela entenda o mundo à sua volta. Além do mais, as brincadeiras espontâneas são o paraíso para as crianças, pois assim elas podem criar e estabelecer suas próprias regras.

É saudável deixar as crianças desenvolverem suas próprias brincadeiras. Claro, interfira quando perceber algo perigoso. Do contrário, elas precisam de liberdade.

A propósito, perceba o contraste entre as brincadeiras no parquinho e os jogos eletrônicos: nestes, a criança não estimula a criatividade, pois já tem um roteiro pré-definido; naquele, o que ela mais faz é estimular a imaginação.

E então? Você conhece outras mamães que ficariam felizes com essas dicas sobre o desenvolvimento infantil? Então, compartilhe com elas este post em suas redes sociais. Até breve!

6 comentários

  1. important site
    12 meses atrás

    I just want to mention I’m beginner to blogging and site-building and definitely liked your web site. Probably I’m want to bookmark your blog . You really come with good articles. Thanks a bunch for revealing your webpage.

    Responder
  2. Health and Fitness
    11 meses atrás

    I have recently started a web site, the info you provide on this web site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.

    http://healthfitnessboston.info

    Responder
  3. Health and Fitness
    11 meses atrás

    I have been browsing on-line more than three hours as of late, yet I by no means found any attention-grabbing article like yours. It’s pretty price sufficient for me. Personally, if all website owners and bloggers made excellent content material as you did, the web can be a lot more useful than ever before. “It’s all right to have butterflies in your stomach. Just get them to fly in formation.” by Dr. Rob Gilbert.

    http://healthfitnessmiami.info

    Responder

Deixe seu comentário