Investindo na educação! 3 benefícios que uma creche pode trazer para o desenvolvimento do seu filho

03 nov
7 comentário(s)

Sabemos que, junto com a maternidade, caminha uma série de questionamentos e incertezas que perdurarão por toda a vida de qualquer mãe. Nesse sentido, é comum que elas se sintam apreensivas ou até mesmo culpadas por algumas de suas decisões — como a de colocar ou não o filho em uma creche, por exemplo.

Seja por uma necessidade gerada pela falta de tempo, pela ausência de cuidadores ou até mesmo para colaborar com o desenvolvimento social da criança, é comum que cada vez mais mães pensem em colocar seus filhos em creches.

Entretanto, grande parte delas ainda se sente insegura em relação a uma série de fatores relacionados a essa escolha. Será que é muito cedo? Será que meu filho vai sofrer?

Para responder essas e outras perguntas, explicamos no artigo de hoje porque a creche pode ser extremamente benéfica para as crianças, apresentando, também, suas principais vantagens em relação ao desenvolvimento infantil. Acompanhe!

Por que e quando colocar meu filho em uma creche?

Independentemente do motivo, matricular uma criança em uma creche pode ser algo delicado para grande parte das mães.

Além das incertezas mencionadas anteriormente, muitas se sentem culpadas por terem que deixar seus filhos em um ambiente diferente e por passarem grande parte do dia longe de seus pequenos.

Além disso, muitas se veem inseguras em relação a idade da criança antes de cogitarem essa opção. Não podemos nos esquecer, todavia, de que cada caso é um caso. Não há uma idade exata estabelecida para colocar uma criança na creche, uma vez que isso depende da demanda de cada família.

Alguns defendem que, quanto mais tarde, melhor. Essa é uma ideia equivocada em relação a questão, já que, quando bem conduzida, a experiência pode ser extremamente satisfatória, independentemente da idade da criança.

Para isso, é fundamental que mães e pais façam uma escolha bem feita em relação à instituição na qual deixarão seus pequenos, certificando-se de que a creche conta com toda a estrutura necessária para, além de acolher, colaborar com o desenvolvimento da criança.

Além da idade ideal, outras preocupações como “como meu filho vai se alimentar?” ou “devo levar roupas, fraldas e brinquedos junto com meu filho?” também são recorrentes.

Caso a criança ainda seja amamentada com leite materno, a mãe deve notificar a instituição e enviar, junto com a criança, uma quantidade suficiente de leite. Restrições alimentares e demais questões relacionadas à alimentação também devem ser discutidas no momento da matrícula.

Quanto às roupas e brinquedos, é comum que cada creche tenha suas próprias práticas e regras. Sendo assim, as mães devem se atentar ao que a instituição pede no momento de preparar a bolsa dos pequenos.

Como a creche beneficia o desenvolvimento infantil?

1. Estimula a autonomia

Crianças que ficam somente com os pais e familiares costumam, de fato, ser mais dependentes, já que contam com a assistência (muitas vezes precipitada) dessas pessoas. Na creche, é comum que os pequenos passem a realizar certas tarefas com mais independência e autonomia.

2. Deixa as crianças mais sociáveis

Por passarem a maior parte do tempo apenas com os pais e/ou outros familiares adultos, é comum que as crianças que ainda não sejam matriculadas em creches apresentem dificuldades ao se relacionarem com pessoas diferentes, mesmo que essas sejam também crianças.

Tendo que conviver com uma série de colegas da mesma idade, além de professores, cuidadores e funcionários, é na creche que a criança aprende, logo na primeira infância, a socializar e a ser mais desenvolta perante outras situações de interação social.

3. Estimula a alfabetização e a coordenação motora

Na creche, as crianças são estimuladas continuamente e de maneiras diversas. Ao participarem de atividades em grupo, brincarem com supervisão em playgrounds, ouvirem histórias e serem incentivadas a pintar, desenhar e desenvolver habilidades criativas, tanto a coordenação motora quanto a alfabetização são trabalhadas.

Gostou de saber que colocar seu filho em uma creche pode ser uma decisão segura e extremamente vantajosa? Caso ainda tenha dúvidas ou queira entender ainda mais sobre o assunto, não deixe de entrar em contato conosco!

7 comentários

  1. original site
    12 meses atrás

    I simply want to mention I’m new to blogging and actually loved your blog site. Very likely I’m want to bookmark your blog post . You surely have remarkable writings. Appreciate it for sharing with us your blog.

    Responder
  2. John Deere Technical Manuals
    12 meses atrás

    […]please visit the sites we follow, including this one, as it represents our picks from the web[…]…

    http://www.repairloader.net/

    Responder
  3. generic viagra cost cvs
    12 meses atrás

    I have a domain name bought, but i havent had time to make the website look nice. i want to forward the website url to my blogspot blog for the time being. how do i do this?.

    http://jud10.org/

    Responder
  4. Gail Konat
    12 meses atrás

    fantastic points altogether, you simply gained a brand new reader. What would you suggest in regards to your post that you made some days ago? Any positive?

    https://medium.com/@DotBeasts2

    Responder
  5. Odell Nida
    11 meses atrás

    Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!Extremely useful info particularly the last part🙂 I care for such info a lot. I was seeking this particular information fora long time. Thank you and best of luck.

    https://intensedebate.com/people/indexskill8

    Responder

Deixe seu comentário