5 dicas para ensinar as crianças sobre higiene pessoal

13 jul
0 comentário(s)

A pandemia trouxe, na prática, a importância de se lavar as mãos e a forma correta de fazê-lo. Chamar a atenção das crianças para este assunto, de forma lúdica, é uma boa maneira de abordar este tema de maneira eficaz. Veja algumas dicas abaixo.

Lave as mãos com tinta guache

Peça para a criança lavar as mãos com tinta guache. Mostre que é assim que os vírus e bactérias ficam no corpo antes da higienização. Depois, aponte o quanto é difícil tirar a tinta guache das mãos e as crianças vão perceber que, para estarem protegidas, a higienização deve ser demorada e cuidadosa.

Água, orégano e sabão

Encha um recipiente com água e acrescente duas colheres de orégano. Em outro recipiente, coloque água com sabão e peça para a criança colocar a mão no pote com água e orégano. Mostre que aquela “sujeira” representa os vírus e bactérias que estão espalhados em todo lugar. Depois, peça ao seu filho para lavar aquela sujeira na água com sabão e colocar novamente o dedo na água com orégano. Agora veja o resultado, eles vão adorar!

Vamos brincar no banho

A hora do banho virou um momento mais divertido que nunca. Que tal levar uma caixinha de som para o banheiro e tocar a música preferida do seu filho enquanto eles limpam cada parte do corpo com cuidado e atenção?

Livrinhos para os menores

Livros de plástico sempre fizeram a alegria da criançada no banho. O desafio é limpar os livros até estarem como novos e os pequenos perceberem o tempo que leva até tudo ficar higienizado.

Adeus, bichinho do dente

Desenhe um sorriso com todos os dentes limpos e brancos. Depois, em um pedaço de saquinho plástico, desenhe com canetinha algumas manchinhas, representando as bactérias do dente. Brinque com as imagens e mostre a importância de lavar os dentes várias vezes ao dia.

Agora é com vocês. De forma lúdica, apresentem às crianças, na prática, a melhor maneira de se protegerem e serem cidadãos responsáveis.

Deixe seu comentário