Crianças com Dermatite Atópica: aprenda a controlar os sintomas

09 mar
0 comentário(s)

Se seu filho se coça sem parar e tem a pele seca e inflamada em algumas regiões do corpo, provavelmente ele sofre de Dermatite Atópica. Aos 3 meses de idade, a criança já começa a demonstrar sinais de dermatite. A pele seca é consequência da falta da barreira protetora da pele, característica da doença. Veja o que fazer para aliviar o desconforto da criança.

O contato com tecidos sintéticos, poeira e produtos de limpeza devem ser evitados. Priorize roupas leves e de algodão, dê adeus a tapetes e bichos de pelúcia e escolha sempre as opções de sabão neutro.

Uma alimentação adequada pode ajudar a diminuir as crises. Alguns alimentos funcionam como verdadeiros gatilhos para iniciar o processo inflamatório. Evite alimentos cítricos, tomate, morango, soja, ovo, trigo e as oleaginosas, como amendoim, avelã e nozes.

Outro cuidado importante é sobre a hidratação da pele. Os banhos devem ser rápidos, com água morna e com sabão especial para quem tem dermatite. Hidrante ou óleo após o banho ou antes de praticar alguma atividade que faça a criança suar é fundamental para manter a pele saudável. Beber muita água é muito importante para o tratamento ser eficaz.

Além disso, converse com seu filho. Explique o que e porque deve tomar certos cuidados. A dermatite é uma doença crônica e genética. A boa notícia é que, com algumas medidas fáceis, se pode controlar os casos menos graves. Procure um especialista e se informe sobre o melhor tratamento para o seu filho.

Deixe seu comentário