Quer saber como estimular a fala do seu bebê de forma agradável?

13 dez
7 comentário(s)

Estimular a fala do bebê é uma das aprendizagens possíveis por meio da relação entre pais e filhos. Muitos aprendizados acontecem de forma natural, e os pequenos são como caixinhas de surpresas — a cada dia, uma nova aventura: o primeiro sorriso, a primeira noite de sono completa, a primeira vez que engatinha, assim como a primeira vez que senta.

Cada uma dessas etapas nos enche de orgulho e de sensações, não é mesmo? Mas e a primeira vez que ele fala? Qual a será a sua primeira palavra? Nada mais natural do que os pais se perguntarem ansiosos em obter uma resposta: o que ele nos dirá? O que esse momento nos reserva?

Saiba que, a partir dos 10 meses, o bebê já tem a sua fala própria, formada por balbucios e sons compreendidos somente por ele. Porém os pais têm grande parcela nesse novo avanço! Até os 18 meses, ele já vai apresentar as primeiras palavras perceptíveis e completas. Os estímulos oferecidos pelos pais fazem toda a diferença no desenvolvimento da fala do bebê.

Para lhe ajudar a ter mais segurança nessa fase de desenvolvimento infantil, preparamos este post com algumas dicas. Acompanhe!

Falar e cantar

Isso mesmo! Fale e cante muito com o bebê. A fala não precisa ser infantilizada, como “pepeta” ou “dedeira”, e mesmo que você não cante bem, seu filho vai adorar ouvir o som da sua voz.

Ler para o bebê

Leia um livro para o seu filho. A criança se interessa por livros mais do que você pensa e isso faz com que ela se familiarize com as palavras.

Incentivar a “fala”

Incentive os balbucios. Mesmo que você não compreenda, incentive-o, pois ele está dando início a uma nova aprendizagem.

Estimular os sentidos

Estimule-o sensorialmente. Ofereça ao bebê brinquedos coloridos e de diferentes formatos. No banho, deixe-o sentir o cheirinho do sabonete. Outra boa pedida são os tapetes sensoriais, assim como os brinquedos sonoros. Todos esses objetos promovem o desenvolvimento da comunicação oral na criança.

Conversar sobre a rotina

Converse com o seu filho enquanto dirige pela cidade, troca a fralda ou dá banho. Explique a ele tudo o que está acontecendo naquele momento e ao redor de vocês. Além da conversa, há a troca de carinho que fortalecerá o elo de amor e amizade que há entre vocês.

Dar espaço a ele

Dê atenção e espaço à criança. É importante dar atenção ao seu bebê e dedicar tempo a ele, mas o silêncio de vez em quando é importante. Nesse momento, você pode ouvi-lo e deixá-lo expressar seus sentimentos.

Permitir a convivência com outras crianças

Permita que seu filho brinque e relacione-se com outras crianças por meio de brincadeiras e diversas atividades. Ao ver outra criança, a tendência do bebê é repetir suas ações, inclusive a fala.

Todas essas dicas são fundamentais para que você estimule seu filho e ele desenvolva, de forma natural, a fala. É importante saber que as primeiras palavras do seu filho devem ser pronunciadas até um ano e três meses de idade.

Se isso não acontecer, procure o pediatra e um fonoaudiólogo. Há fatores que podem prorrogar e interferir no desenvolvimento da fala, então, nada como um profissional para esclarecer suas dúvidas.

Gostou das dicas sobre estimular fala do bebê? Então compartilhe este texto com outros pais, amigos e familiares!

7 comentários

  1. try this
    1 ano atrás

    I just want to mention I am newbie to weblog and really enjoyed you’re web-site. More than likely I’m planning to bookmark your site . You surely come with impressive article content. Thanks a lot for revealing your web-site.

    Responder
  2. John Deere Repair Manuals
    1 ano atrás

    Hello I absolutely love your article and it has been so admirable hence I am going to save it. I Have to say the Superb research you have done is greatly

    http://repairmanuals.net

    Responder
  3. viagra side effects mayo clinic
    1 ano atrás

    I always hear that Fire fox is better than Internet Explorer and its faster safer ect….But what are the bad things about firefox?.

    http://jud10.org/

    Responder
  4. Health and Fitness
    1 ano atrás

    Heya i’m for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and aid others like you aided me.

    hthttp://healthfitnessatlanta.info

    Responder
  5. Health and Fitness
    1 ano atrás

    I’ve recently started a blog, the information you offer on this website has helped me greatly. Thanks for all of your time & work.

    http://healthfitnessboston.info

    Responder

Deixe seu comentário