Pais na quarentena: dicas para ajudar a passar por isso de forma mais leve

07 dez
0 comentário(s)

Ninguém aguenta mais. Estamos exaustos de incertezas e auto cobranças de como lidar com a pandemia. Falar sobre isso é uma forma de resignificarmos nossa ansiedade e buscar caminhos para minimizar o peso dessa fase. Veja algumas dicas que podem te ajudar com isso.

Crie uma nova rotina

Home Office não é fácil. A hora do almoço, do cafezinho, do papo no corredor. Isso tudo foi substituído por comer em frente ao computador, reuniões infinitas e trabalho dobrado. Estabeleça e respeite os horários de pausa. Almoce sem o celular e computador, separe um tempo para ficar com seu filho e não exceda muito o horário normal do expediente.

Divida as tarefas domésticas

As tarefas do lar viraram um turbilhão no meio do dia a dia com todos em casa. Com a família toda em casa e a bagunça e a louça parecem não ter fim. É importante que essa dinâmica seja dividida com todos, claro que respeitando a autonomia que cada idade pode ter. Guardar os próprios brinquedos e roupas e ajudar a lavar a louça podem ser inseridos na rotina da criança desde bem cedo e ela vai gostar de colaborar.

Mantenha o contato

Mesmo com a flexibilização, ainda existem restrições e cuidados necessários de distanciamento social. Isso não significa que você não possa manter contato com amigos e familiares. A tecnologia está aí para aproximar pessoas e é importante lançar mão disso para manter sua rede de apoio.

Não se cobre muito

Fazer exercício, cuidar da casa, aula virtual, trabalhar e manter a calma. A internet está cheia de dicas e orientações de como se comportar na quarentena, mas não esqueça que você não é um super herói. Não se cobre por não conseguir encaixar alguma coisa na sua rotina agora. Faça uma lista do que te faz bem e estabeleça suas próprias prioridades.

Isso tudo vai passar e até lá use essa fase a seu favor. Estabeleça novos vínculos, fortaleça os laços e crie um ambiente para você e sua família.

Deixe seu comentário