Com muitos pais voltando para o trabalho presencial, vamos relembrar como conciliar o trabalho com a criação dos filhos?

11 out

Com a rotina voltando ao normal, não é raro que pais e mães se vejam em um dilema bastante recorrente: é possível voltar a conciliar trabalho presencial e filhos? É claro que sim! Engana-se quem pensa que não há outra solução além de abdicar da carreira para quem deseja participar ativamente da criação das crianças.

É nesse contexto que, no artigo de hoje, apresentaremos algumas dicas para que você se organize e consiga conciliar trabalho e filhos, de modo a não comprometer nenhuma das duas áreas. Para conhecê-las, continue a leitura!

Matricule a criança em uma creche-escola

Ainda que matricular a criança em uma creche seja algo delicado para grande parte das famílias, saiba que não só a decisão é beneficial para ambas as partes, como o local é um ambiente de estímulo contínuo ao desenvolvimento infantil, promovendo a autonomia, a alfabetização, a coordenação motora e a sociabilidade.

Entretanto, você deve estar se perguntando como participar ativamente de tudo isso, não é mesmo? Algumas creches prezam pela presença constante da família, permitindo que os pais entrem a qualquer momento para verem os seus filhos — o que é chamado de “escola aberta”. Sendo assim, dê preferência às creches que promovam esse contato assim que a pandemia permitir essa interação com a escola.

Crie pequenos momentos em família

Nem é preciso gastar dinheiro, sair ou ir a lugares extravagantes, mas sim criar pequenos momentos que incluam o seu filho e façam com que ele se sinta em família e perceba a sua presença ativa.

Aqui, o que vale é a intenção. Você pode solicitar o seu pequeno na cozinha durante a preparação do jantar como um pequeno “chef-ajudante” — para realizar tarefas que não sejam perigosas, como lavar as folhas da salada, por exemplo —, levá-lo para o supermercado e incentivá-lo a lhe ajudar na escolha dos produtos ou até mesmo inclui-lo no preparo diário da lancheira, promovendo também os hábitos alimentares saudáveis.

Lembre-se de que atividades para se fazer juntos não faltam, seja educando, conversando, brincando ou mesmo apenas permanecendo em silêncio, abraçados.

Converse com a criança de forma educada e calma

Para que os momentos juntos não sejam conflituosos, uma dica atemporal e válida em muitas outras situações é sempre conversar com o seu filho de forma calma e educada. Além disso, como a comunicação é fundamental em qualquer relação, é preciso que você saiba e tenha disposição de ouvir o que o seu pequeno tem a dizer.

Pergunte a ele como foi o dia e o que ele aprendeu na creche ou na escola, por exemplo, incentivando-o e prezando sempre pelo diálogo.

​Viu como é possível conciliar trabalho e filhos? Tenha certeza de que, colocando em prática as dicas e orientações do post, você conseguirá manter a sua carreira e acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças, com bastante organização e sem que ninguém saia prejudicado.

Se você gostou do post e quer receber novidades e outras dicas sobre o assunto em sua caixa de entrada, não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter!