Estimular a fala do bebê é uma das aprendizagens possíveis por meio da relação entre pais e filhos. Muitos aprendizados acontecem de forma natural e os pequenos são como caixinhas de surpresas — a cada dia, uma nova aventura: o primeiro sorriso, a primeira noite de sono completa, a primeira vez que engatinha, assim como a primeira vez que senta.
Cada uma dessas etapas nos enche de orgulho e de sensações, não é mesmo? Mas e a primeira vez que ele fala? Qual será a sua primeira palavra? Nada mais natural do que os pais ficarem ansiosos em obter uma resposta: o que ele nos dirá? O que esse momento nos reserva?
Saiba que, a partir dos 10 meses, o bebê já tem a sua fala própria, formada por balbucios e sons compreendidos somente por ele. Porém os pais têm grande parcela nesse novo avanço! Até os 18 meses, ele já vai apresentar as primeiras palavras perceptíveis e completas. Os estímulos oferecidos pelos pais fazem toda a diferença no desenvolvimento da fala do bebê.
Para lhe ajudar a ter mais segurança nessa fase de desenvolvimento infantil, preparamos este post com algumas dicas. Acompanhe!
Falar e cantar
Isso mesmo! Fale e cante muito com o bebê. A fala não deve ser infantilizada, como “pepeta” ou “dedeira” e, mesmo que você não cante bem, seu filho vai adorar ouvir o som da sua voz.
Ler para o bebê
Leia um livro para o seu filho. A criança se interessa por livros mais do que você pensa e isso faz com que ela se familiarize com as palavras.
Incentivar a “fala”
Incentive os balbucios. Mesmo que você não compreenda, incentive-o, pois ele está dando início a uma nova aprendizagem.
Estimular os sentidos
Estimule-o sensorialmente. Ofereça ao bebê brinquedos coloridos e de diferentes formatos. No banho, deixe-o sentir o cheirinho do sabonete. Outra boa pedida são os tapetes sensoriais, assim como os brinquedos sonoros. Todos esses objetos promovem o desenvolvimento da comunicação oral na criança.
Conversar sobre a rotina
Converse com o seu filho enquanto dirige pela cidade, troca a fralda ou dá banho. Explique a ele tudo o que está acontecendo naquele momento e ao redor de vocês. Além da conversa, há a troca de carinho que fortalecerá o elo de amor e amizade que há entre vocês.
Dar espaço a ele
Dê atenção e espaço à criança. É importante dar atenção ao seu bebê e dedicar tempo a ele, mas o silêncio de vez em quando é importante. Nesse momento, você pode ouvi-lo e deixá-lo expressar seus sentimentos.
Permitir a convivência com outras crianças
Permita que seu filho brinque e relacione-se com outras crianças por meio de brincadeiras e diversas atividades. Ao ver outra criança, a tendência do bebê é repetir suas ações, inclusive a fala.
Todas essas dicas são fundamentais para que você estimule seu filho e ele desenvolva, de forma natural, a fala. É importante saber que as primeiras palavras do seu filho devem ser pronunciadas até um ano e três meses de idade.
Se isso não acontecer, procure o pediatra e um fonoaudiólogo. Há fatores que podem prorrogar e interferir no desenvolvimento da fala, então, nada como um profissional para esclarecer suas dúvidas.
Gostou das dicas sobre estimular fala do bebê? Então compartilhe este texto com outros pais, amigos e familiares!