Veja os benefícios que colorir pode trazer para crianças de qualquer idade

07 out
0 comentário(s)

Crianças pintam o sete desde muito pequenas e se engana quem pensa que colorir faz parte, apenas, da descoberta das cores e da aproximação entre elas e a arte. Vai muito além disso.

É verdade que os nossos pequenos artistas lançam mão de cores e papeis como forma de expressão e para experimentar novas sensações. Muitas vezes, eles ainda não conseguem falar o que pensam ou sentem e o desenho passa a ser uma importante interface neste processo. Para muitas crianças, colorir pode funcionar como um ato terapêutico muitas vezes sendo um canal para expressar medos, alegrias e frustrações.

Outra importante habilidade que colorir e desenhar pode apresentar para as crianças é a concentração. Eles são capazes de ficar um tempo considerável debruçados em um papel, até que cada pedacinho do desenho esteja devidamente colorido. Não há barulho ou turbulência que os façam perder o foco. Essa habilidade vai se aperfeiçoando com o tempo e o nível de concentração ficando cada vez mais alto.

Outro ponto importante e que vai ajudar no próximo passo da aprendizagem infantil, a escrita, é o desenvolvimento da capacidade motora. Colorir exige uma coordenação básica, além de trabalhar e fortalecer os músculos das mãos e prepará-las para executar atividades mais exigentes.

Não menos importante, este primeiro contato com as artes é um poço sem fim de descobertas e experimentação para os nossos pequenos. Desde identificar as cores e saber aplicá-las em seus devidos lugares e objetos, até a descoberta de suas possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, a aproximação dos pequenos com o mundo das artes é uma na etapa fundamental processo do desenvolvimento infantil.

Além de tudo que já foi falado, é uma delícia ver a felicidade no rostinho deles quando mostram uma obra de arte finalizada. É um excelente meio para desenvolver a personalidade e deixar a criatividade fluir.

Deixe seu comentário