A importância da família e da escola no desenvolvimento cognitivo da criança

22 jan
6 comentário(s)

Que a parceria entre família e escola é algo muito importante para a educação você já deve saber. Provavelmente também sabe que conseguir uma relação próxima e saudável nem sempre é fácil. Mas a justificativa é forte: a união dos pais e da equipe escolar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Sim, seu filho se desenvolve melhor quando nem escola nem família trabalham sozinhas. Que tal saber como essa parceria pode se estabelecer e quais são os benefícios para a criança? É o que falamos neste post!

O que é desenvolvimento cognitivo?

Dizemos que a criança está se desenvolvendo quando ela aprende conceitos importantes e tem evoluções cognitivas. A infância é a fase de maior desenvolvimento, pois em poucos anos a criança passa por mudanças profundas na sua inteligência.

É na relação com os adultos e com as outras crianças que o seu filho aprende e se desenvolve. Na escola, ele se vê diante de inúmeros desafios para os quais precisa encontrar soluções. Assim, na interação com os professores e colegas, esses estímulos geram novas conexões cerebrais e promovem o desenvolvimento cognitivo.

Mas atenção: a cognição não existe de forma isolada. A criança precisa ser vista integralmente — o desenvolvimento cerebral está relacionado também ao aspecto motor e ao afetivo. Por isso, a parceria entre família e escola é essencial para acompanhar esse processo.

Como família e escola podem ser parceiras?

Diálogo constante

A relação da escola com a família não pode se limitar ao momento da matrícula e às reuniões de pais. É preciso que os portões da instituição estejam sempre abertos. A família precisa sentir confiança em procurar os profissionais da escola para discutir a aprendizagem dos seus filhos. Da mesma forma, a equipe pedagógica deve se comprometer a sempre compartilhar informações relevantes.

Valorização do trabalho da escola pelos pais

Você não vai matricular seu filho em uma instituição na qual você não confia, certo? Procure demonstrar segurança na escolha e valorize a prática pedagógica realizada pela instituição. Dessa forma, você pode acompanhar melhor a aprendizagem do seu filho e dar continuidade ao trabalho da escola em casa.

Participação dos pais nas atividades pedagógicas

O envolvimento dos pais na rotina da escola tem se mostrado muito positivo para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Instituições que convidam as famílias para participar de projetos pedagógicos e ações cotidianas oferecem oportunidades diferenciadas de contato entre escola, família e criança.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando os pais vão à escola contar histórias para as crianças, conversar sobre a sua profissão, ensinar uma receita ou simplesmente participar de brincadeiras. É uma maneira leve e divertida de consolidar essa parceria.

Quais são os benefícios para a criança?

Maior confiança nos profissionais da escola

Seu filho só vai confiar na equipe pedagógica se sentir que você confia. A entrada da criança na creche não é fácil, pois ela está acostumada com a proteção da rotina familiar.

Para que ela tenha segurança nos profissionais que acabou de conhecer, precisa sentir que os pais estão à vontade em deixá-la com eles. Assim, a parceria entre família e escola faz com que a criança se integre mais facilmente nas atividades.

Relacionamento mais íntimo com os pais

Quando os pais acompanham mais de perto o cotidiano da criança na escola, a relação familiar se torna mais próxima. Sua presença e afeto são fundamentais para a consolidação do vínculo com o seu filho — e a participação na rotina escolar pode ajudar muito nisso.

Segurança no desenvolvimento

A criança se desenvolve com mais fluidez e segurança quando não há obstáculos que distanciem a família e a escola. Se a parceria se estabeleceu, seu filho sente que está em um contexto seguro para se expressar, se desafiar e aprender cada vez mais.

Por esses motivos, a relação entre família e escola pode fazer toda a diferença no desenvolvimento cognitivo. A escola não pode ensinar sozinha, assim como a família não é a única responsável pela educação dos filhos. Assim, a parceria é a melhor forma de contribuir para o crescimento da criança.

Quer continuar aprendendo mais sobre o assunto? Então leia esse texto em que respondemos seis dúvidas sobre desenvolvimento infantil!

6 comentários

  1. adidas ultra
    4 meses atrás

    I precisely needed to thank you so much once more. I do not know what I would’ve taken care of without these aspects shared by you over my area of interest. It had become an absolute alarming crisis in my position, but understanding a specialised fashion you resolved that took me to weep for fulfillment. Now i am happy for this help and even sincerely hope you are aware of a powerful job that you’re accomplishing instructing other individuals by way of your website. I’m certain you haven’t got to know any of us.
    adidas ultra [url=http://piep.net/ultrausc]adidas ultra[/url]

    Responder
  2. check this link right here now
    3 meses atrás

    I simply want to mention I am just new to blogging and site-building and certainly enjoyed you’re website. More than likely I’m likely to bookmark your blog . You absolutely come with good posts. Kudos for revealing your blog.

    Responder
  3. John Deere Technical Manuals
    3 meses atrás

    Good day very cool web site!! Man .. Excellent .. Superb .. I’ll bookmark your web site and take the feeds additionally…I am glad to find a lot of useful information right here in the put up, we want develop more strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . .

    http://partscatalog.sellload.com/

    Responder
  4. viagra prices for 2018
    3 meses atrás

    Is there a degree that exists for use of music AND creative writing two fields? If there is, do you know the name of it?. . I want to combine these two of my interests (loves) but I don’t know what kind of degree offers the use of both.. . Please help? Approaching college?.

    http://jud10.org/

    Responder
  5. pop over to these guys
    2 meses atrás

    He formerly had a futon to utilize for resting in the band area for someone resting or team resting when having close friends over, but this works much much better.

    https://florida.academia.edu/ChloeDormant

    Responder

Deixe seu comentário