Sabemos que, junto com a maternidade, caminha uma série de questionamentos e incertezas que perdurarão por toda a vida de qualquer mãe. Nesse sentido, é comum que elas se sintam apreensivas ou até mesmo culpadas por algumas de suas decisões — como a de colocar ou não o filho em uma creche, por exemplo.
Seja por uma necessidade gerada pela falta de tempo, pela ausência de cuidadores ou até mesmo para colaborar com o desenvolvimento social da criança, é comum que, cada vez mais, mães pensem em colocar seus filhos em creches.
Entretanto, grande parte delas ainda se sente insegura em relação a uma série de fatores relacionados a essa escolha. Será que é muito cedo? Será que meu filho vai sofrer?
Para responder essas e outras perguntas, explicamos no artigo de hoje porque a creche pode ser extremamente benéfica para as crianças, apresentando, também, suas principais vantagens em relação ao desenvolvimento infantil. Acompanhe!
Por que e quando colocar meu filho em uma creche?
Independentemente do motivo, matricular uma criança em uma creche pode ser algo delicado para grande parte das mães.
Além das incertezas mencionadas anteriormente, muitas se sentem culpadas por terem que deixar seus filhos em um ambiente diferente e por passarem grande parte do dia longe de seus pequenos.
Além disso, muitas se veem inseguras em relação a idade da criança antes de cogitarem essa opção. Não podemos nos esquecer, todavia, de que cada caso é um caso. Não há uma idade exata estabelecida para colocar uma criança na creche, uma vez que isso depende da demanda de cada família.
Alguns defendem que, quanto mais tarde, melhor. Essa é uma ideia equivocada em relação a questão, já que, quando bem conduzida, a experiência pode ser extremamente satisfatória, independentemente da idade da criança.
Para isso, é fundamental que mães e pais façam uma escolha bem feita em relação à instituição na qual deixarão seus pequenos, certificando-se de que a creche conta com toda a estrutura necessária para, além de acolher, colaborar com o desenvolvimento da criança.
Além da idade ideal, outras preocupações como “como meu filho vai se alimentar?” ou “devo levar roupas, fraldas e brinquedos junto com meu filho?” também são recorrentes.
Caso a criança ainda seja amamentada com leite materno, a mãe deve notificar a instituição e enviar, junto com a criança, uma quantidade suficiente de leite. Restrições alimentares e demais questões relacionadas à alimentação também devem ser discutidas no momento da matrícula.
Quanto às roupas e brinquedos, é comum que cada creche tenha suas próprias práticas e regras. Sendo assim, as mães devem se atentar ao que a instituição pede no momento de preparar a bolsa dos pequenos.
Como a creche beneficia o desenvolvimento infantil?
1. Estimula a autonomia
Crianças que ficam somente com os pais e familiares costumam, de fato, ser mais dependentes, já que contam com a assistência (muitas vezes precipitada) dessas pessoas. Na creche, é comum que os pequenos passem a realizar certas tarefas com mais independência e autonomia.
2. Deixa as crianças mais sociáveis
Por passarem a maior parte do tempo apenas com os pais e/ou outros familiares adultos, é comum que as crianças que ainda não sejam matriculadas em creches apresentem dificuldades ao se relacionarem com pessoas diferentes, mesmo que essas sejam também crianças.
Tendo que conviver com uma série de colegas da mesma idade, além de professores, cuidadores e funcionários, é na creche que a criança aprende, logo na primeira infância, a socializar e a ser mais desenvolta perante outras situações de interação social.
3. Estimula a alfabetização e a coordenação motora
Na creche, as crianças são estimuladas continuamente e de maneiras diversas. Ao participarem de atividades em grupo, brincarem com supervisão em playgrounds, ouvirem histórias e serem incentivadas a pintar, desenhar e desenvolver habilidades criativas, tanto a coordenação motora quanto a alfabetização são trabalhadas.
Gostou de saber que colocar seu filho em uma creche pode ser uma decisão segura e extremamente vantajosa? Caso ainda tenha dúvidas ou queira entender ainda mais sobre o assunto, não deixe de entrar em contato conosco! Estamos seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19.