Com uma variedade enorme de modelos, cores, tipos e formatos de mochilas infantis, parece fácil escolher uma que agrade aos pequenos. Porém, alguns cuidados básicos devem ser levados em consideração. Separamos 5 dicas que vão te ajudar a fazer a escolha certa e ainda deixar seu filho feliz da vida!
1. Fique atento ao peso da mochila
Sempre escolha os modelos mais leves. Não esqueça que ainda vai ter o peso de todo material escolar e que o total não deve ultrapassar 10% do peso da criança. Não deixe de observar o que seu filho está levando dentro da mochila e tire o que considerar desnecessário. Lembre-se: os modelos feitos especificamente para as crianças são os mais aconselháveis.
2. Escolha modelos com divisórias
Quanto mais divisórias a mochila tiver, melhor distribuído o peso vai ficar dentro dela. O peso em excesso e mal organizado pode causar lesões nos pequenos e isso deve ser evitado.
3. Procure o tipo de mochila mais adequado para o seu filho
Acima da preferência de cada criança, deve vir a segurança e a escolha do modelo mais adequado para cada idade. No caso das mochilas tradicionais, a recomendação do SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) é de que as alças sejam acolchoadas, ajustáveis e com largura de 4 centímetros cada. No caso das mochilas com rodinhas, a alça de puxar deve ficar na altura da cintura para que a criança não se incline para frente ou para os lados.
4. Atenção aos sinais de desconforto
Se a criança apresentar qualquer tipo de desconforto como dor nas costas, na lombar ou no pescoço, pode ser um indicativo que a escolha da mochila tenha sido equivocada. Fique sempre atento à postura da criança e consulte o pediatra ou um especialista no assunto caso note alguma coisa errada.
5. Recomendações finais
O SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) orienta que a mochila não deve ser encarada como, apenas, um item do material escolar. O tamanho de cada mochila depende do tamanho da criança e da necessidade do uso, sempre lembrando que a prioridade é o conforto dos pequenos. Verifique no produto as indicações sobre peso da mochila x peso da criança, altura dos ombros, menor espaço possível entre a mochila e o corpo, ajuste das alças, largura, comprimento da alça na mochila de rodinha e, de preferência, experimente a mochila no seu filho antes de fazer sua escolha.
Agora que você já sabe como escolher a mochila mais adequada ao seu filho, não deixe de compartilhar com outras mães e pais nas suas redes sociais.