O teatro e a educação infantil

23 set
0 comentário(s)

Dia 19 de setembro foi comemorado o Dia Nacional do Teatro e a gente aproveita esta data para falar da importância dessa vivência na vida de uma criança.

O processo de aprendizagem na educação infantil acontece através da brincadeira e é neste contexto que o teatro deve aparecer. Assim como na contação de histórias e nas leituras em casa com os pais, no teatro, a criança tem a possibilidade de experimentar sensações novas e vivenciar situações que despertam sua criatividade e curiosidade.

Ir ou brincar de teatro faz com que os pequenos vivam a história, fantasiem, percebam o papel do outro e o seu próprio papel no enredo. Observar a diversidade do mundo através de uma história ajuda a ensiná-los, desde cedo, que as diferenças entre pessoas devem ser respeitadas.

Além dos benefícios para a educação infantil propriamente dita, as crianças adoram ir ao teatro e brincar de atuar. Estimular esta atividade é uma forma de oferecer ferramentas que estimulam o bom convívio social e que serão importantes durante a vida adulta inteira.

E aí, que tal fazer fantoches de papel e brincar de teatrinho com seu filho?

Deixe seu comentário