Já leu para o seu filho hoje?

08 mar
0 comentário(s)

A ideia desse texto não é apontar a importância da leitura, pois todos nós sabemos como ela é fundamental para o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de expressão oral e escrita.

Certo, ler é importante! Mas quando devemos começar a ler para e com nossos filhos? Como estimular esse hábito?

A leitura deve estar presente desde o nascimento do bebê e, assim como qualquer atividade infantil, deve ser feita de acordo com o tempo de concentração da criança.

Seguem algumas dicas para facilitar esse momento:

* É importante que a criança possa manusear o livro. Se a leitura está sendo realizada com um bebê, escolha livros de plástico ou de pano, que não rasgam. Para crianças de um ou dois anos, livros com folhas grossas já podem ser usados. Mais para frente comece a usar livros de papel comum, sempre orientando seu filho para virar a página devagar, com cuidado para não rasgá-las.

* Escolha um local agradável e longe dos eletrônicos para facilitar a concentração na história.

* Deixe a criança escolher o livro. O prazer da leitura começa pelo prazer da escolha do livro.

* Leve seu filho com frequência a livrarias, bibliotecas e feiras de livros.

* Não espere que seu filho goste de todos os livros. Gostar ou não de uma história significa ter uma visão crítica sobre ela e faz parte da formação de um bom leitor.

* Alguns autores infantis merecem ser lidos por todas as crianças: Ruth Rocha, Ziraldo, Maria Clara Machado, Audrey Wood, Babette Cole, Mary França, Eva Furnari, Sylvia Orthof, Sonia Junqueira, José Paulo Paes, Lia Neiva, Cecília Meireles, Fanny Abramovich, Ana Maria Machado e muitos outros.

* Sente ao lado do seu filho para que vocês dois possam ver as ilustrações conforme a história vai se desenvolvendo.

Por fim, adultos são modelos para as crianças. Se seu filho costuma ver os adultos da sua casa lendo, é natural que ele tenha a curiosidade de ler por iniciativa própria.

por Patricia Werneck – diretora da Aprendiz 

Deixe seu comentário