Histórias para dormir: 3 dicas de livro

11 jun
0 comentário(s)

Contar histórias para dormir é um hábito que muitas famílias adotam como parte do ritual do sono. Além de preparar a criança para o sono, acalmando-a, a leitura é uma forma de aumentar o vínculo entre pais e filhos. 

Para seguir essa rotina, é importante escolher histórias adequadas à faixa etária e que prendam a atenção das crianças sem deixá-las agitadas demais. Outro ponto importante é que trata-se de um livro para o adulto ler e não a criança, por isso as coletâneas de contos infantis são boas opções. 

Em apenas um livro, que pode ficar disponível na cabeceira, os pais têm diversas opções para ler para os seus filhos e podem escolher quantas contar até o soninho vir, sem precisar ficar trocando de livro. 

Separamos 3 dicas de livros incríveis para você ler para o seu filho nesse momento do dia. Confira!

1. Contos de 5 minutos

Da editora Girassol, o livro de Ana Serna Vara tem ilustrações de Isabel Labad e tradução de Maria Luisa de Abreu Lima Paz. 

Colorido e bem desenhado, é a opção ideal para os pequenos de 2 a 4 anos. Uma seleção de contos clássicos, desde os mais populares como Os três porquinhos e Chapeuzinho Vermelho ao Flautista de Hamelin e A princesa e a Ervilha. 

São 23 contos com cerca de 3 páginas cada, com uma linguagem própria para a contação de histórias. 

2. 365 Histórias para Dormir

Essa coleção da Disney Pixar conta com 3 volumes e mais edições especiais como a versão Princesas e Fadas. 

Recheado com os personagens que seu filho já conhece, essa é a opção para crianças mais crescidinhas, a partir dos 4 ou 5 anos. Uma história para cada dia do ano, contada em um página, além de entreter é uma forma de apresentar o calendário, passar noções de tempo, como ontem, hoje, amanhã e também falar sobre a rotina da criança. 

O único problema é que os pequenos leitores mais vorazes quase sempre pedem mais de uma história por dia, mas tudo bem, afinal eles adoram repetir as preferidas, não é mesmo?!

3. Histórias para ler na cama

A Companhia das Letras traz para o Brasil esse livro adorável de Debi Gliori. Histórias antigas contadas em novas versões, com um toque de humor novo em folha.

O resultado são contos clássicos recontados em uma narrativa cheia de charme e poesia que surpreende os pequeninos que pensam já conhecerem boa parte daquelas histórias. O livro é ilustrado e agrada as crianças maiores, em idade alfabetização. 

Personagens como o gato gordo, a galinhazinha vermelha, a lebre e o jabuti e o lobo e a coelha divertem o leitor em 9 historinhas conhecidas, mas contadas com um tempero todo especial. 

Ler é sem dúvida um dos melhores hábitos para se ter com os filhos, pois desperta neles o amor pelos livros. Para a hora de colocar na cama, as histórias para dormir são uma ajuda e tanto e, certamente, ficarão na memória dos pequenos leitores. 

Gostou das nossas dicas? E você, qual livro costuma ler para o seu filho na hora de deitar? Conte pra gente deixando um comentário. 

Deixe seu comentário