Aproveite o isolamento social para envolver as crianças nas tarefas domésticas

17 ago
0 comentário(s)

Rotina, responsabilidades e autonomia. Os estímulos que recebemos na infância acompanham a gente ao longo da vida. A quarentena trouxe uma excelente oportunidade de convívio e de mostrar a importância de ser colaborativo. Veja algumas dicas que vão te ajudar a inserir as crianças nas tarefas domésticas na medida certa.

De 2 a 3 anos

Nesta fase, a autonomia das crianças deve ser em tarefas simples, como guardar os brinquedos e comer sozinhas. Cuidados com as plantas, como regar e mexer na terra, sempre na presença de um adulto, e limpar o quintal também já podem ser estimuladas nessa fase.

De 4 a 5 anos

Nesta idade as tarefas já podem ser mais elaboradas. Arrumar a cama, ajudar a colocar a mesa e dar comida aos pets podem entrar na lista de colaborações para o bom andamento da rotina familiar. Aumentando responsabilidades na medida certa, os pequenos se sentem cada vez mais confiantes para darem os próximos passos.

De 6 a 7 anos

Crianças maiores já podem, sempre sob a supervisão de uma adulto, tomar banho e escovarem os dentes. Pedir ajuda para fazer a lista de compras é uma boa forma de estimular a escrita e o senso de participação.

Ao realizar tarefas domésticas e se sentir fazendo parte do planejamento do dia a dia da família, a criança desenvolve autonomia e responsabilidade. Porém, é importante estar sempre atento que o momento é atípico e causa inseguranças em todos nós, principalmente nos pequenos. Naturalmente, elas irão se interessar por participar, mas no tempo delas. Boa sorte!

Deixe seu comentário