A origem do Dia dos Pais no Brasil

03 ago
0 comentário(s)

Domingo que vem é comemorada uma das datas mais populares no Brasil e no mundo, o Dia dos Pais. O que muita gente não sabe é que, apenas aqui, o dia é celebrado no segundo Domingo de Agosto. Vejam que curioso.

Sem perder o encanto deste dia, a escolha da data foi de cunho comercial e social. Em um 16 de Agosto de 1953, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no Brasil graças a um movimento iniciado pelo publicitário Sylvio Bhering, editor do Jornal e da Rádio ‘O Globo’ na época.

Originalmente, a ideia era fazer uma associação ao Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus, que tem a data comemorada em 16 de Agosto. Incentivado pelo fato da população brasileira ser predominantemente católica, a campanha publicitária tinha como mote ‘fortalecer os laços familiares e celebrar o chefe da família’. A data acabou sendo deslocada para o segundo Domingo de Agosto para que as famílias pudessem curtir o dia juntas.

Mais de meio século depois, com o conceito de ‘chefe da família’ devidamente atualizado e reconhecidamente dividido com as mulheres, o Dia dos Pais segue sendo uma data especial e comemorada no país.

Em tempos de isolamento social, a comemoração em algumas famílias será diferente, mas com a mesma importância e conexão de sempre.

Um Feliz Dia dos Pais para todos vocês!

Deixe seu comentário