A importância dos avós para as crianças

29 jul
0 comentário(s)

Na última sexta feira, dia 26 de Julho, foi comemorado o Dia dos Avós. Eles merecem todas as homenagens que ganharam. Além de representarem uma referência familiar, os avós são uma fonte inesgotável de estórias e mistérios que encantam o universo imaginário das crianças.

Independente do papel que assumam na vida dos pais e netos, a importância dos avós é indiscutível. Educadores, responsáveis principais ou secundários, conselheiros ou donos do colo mais aconchegante do mundo, eles seguem na memória das crianças a vida inteira.

A importância de conhecer sua própria história, saber de onde veio, ouvir como eram seus pais quando tinham a sua idade, como é a sua família, ajuda na construção de um equilíbrio emocional da criança. Ela se sente protegida e inserida naquele contexto. Pelo lado dos avós, se sentirem responsáveis por alguém nesta fase, saber que estão, de fato, sendo úteis, renova o sentido da vida.

No âmbito da relação emocional entre eles, a flexibilidade tradicional dos avós, que já educaram seus filhos e agora podem se dar ao luxo de estabelecer uma relação mais leve com os netos, sem maiores cobranças, cria uma cumplicidade natural entre eles.

Mas para ter certeza do que estamos falando, lembre-se dos momentos felizes que você passou ao lado dos seus avós e deixe que seus pais façam o mesmo com seus filhos.

Deixe seu comentário