Acabaram as férias? 5 dicas para facilitar a volta às aulas das crianças.

07 jan

As férias estão acabando e as crianças nem dão sinal de quererem voltar à rotina diária que envolve acordar cedo, ir à escola, frequentar as atividades complementares e tudo que tinha ficado pra trás no ano que passou. Quem somos nós para culpá-las, não é mesmo?

Preparamos algumas dicas que vão ajudar pais e filhos a atravessarem a volta às aulas de forma tranquila e amigável. Confira!

A volta da viagem

O mais recomendado para as famílias que viajaram nas férias é que o retorno para casa seja com, pelo menos, uma semana de antecedência do início das aulas. Assim, todos podem ir se adaptando, gradualmente, aos horários e hábitos do dia a dia. Alimentação, hora de dormir e acordar, arrumação do quarto, enfim, com tudo voltando ao normal, a criança entende que, em breve, o ano letivo vai começar e ela precisa estar pronta pra isso.

A escolha do material escolar

Quem não se lembra da sensação boa que é a escolha da mochila, do estojo e das infinitas opções de canetinhas e lápis de cor disponíveis no mercado? Envolva seu filho nesse processo e, dentro das suas possibilidades, escolha com ele o material que vai acompanhá-lo durante o ano todo. Isso fará desse momento uma parte inesquecível e prazerosa da volta às aulas.

Converse com seu filho

A criança gosta e precisa de uma rotina, ainda que não saiba reconhecer isso. Cabe aos pais conversar e explicar a importância da organização do tempo e do cumprimento das tarefas do dia a dia. Além disso, perceber quais são as preocupações e anseios da criança para o ano que se inicia é fundamental para transformar um momento de possível ansiedade em um momento de descobertas e expectativas positivas. Ela conta com você para isso.

Conte histórias sobre a escola

Qual criança não gosta de uma boa história e que não se encanta quando se vê fazendo parte dela? Uma ótima estratégia é relembrar as melhores histórias da escola que ela dividiu com você e talvez não lembre. Assim, você mostra o quanto o ambiente escolar pode ser bacana e como vai ser legal reencontrar os amigos e professores.

A despedida das férias

Faça desse dia um dia memorável. Leve seu filho ao cinema, faça um piquenique no Jardim Botânico, passe o dia na praia, enfim, deixe ele escolher o que quer fazer com você nesse último dia das férias de verão. Isso vai fazer com ele fique animado e cheio de novidades para contar para os amigos no primeiro dia de aula.

Gostou das dicas de como lidar com a volta às aulas? Compartilhe com seus amigos e um excelente ano para vocês.